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Como aumentar a eficiência dos exercícios físicos ingerindo proteínas

Aliado

A proteína, se aliada da maneira correta com o carboidrato, pode multiplicar a eficiência dos seus exercícios físicos. Descubra como e quanto consumir

A proteína é um dos nutrientes responsáveis pela boa saúde de nossos músculos (Imagem: Reprodução)

A proteína é um dos nutrientes responsáveis pela boa saúde de nossos músculos (Imagem: Reprodução)

Como você provavelmente já deve saber, o carboidrato é a principal fonte de energia do nosso organismo. Ele é considerado o “combustível” do nosso corpo, nos provendo força para correr, pedalar, andar ou levantar peso. Porém, se você procura ter um bom desempenho e uma boa saúde, é necessário consumir proteína.

Como funciona

O sistema muscular humano, que é tão exigido na rotina de quem gosta de praticar atividades físicas é o primeiro beneficiado das proteínas, já que esse nutriente proporciona aminoácidos para a síntese de tecidos corporais, no qual os músculos fazem parte. As proteínas de origem animal possuem um número maior de aminoácidos, permitindo seu crescimento e reparo após o exercício. Dentre vários alimentos, os com maior destaque são os ovos e a caseína do leite, seguidos de carne, peixes e aves.

Ovos e leite são duas fontes excelentes de proteínas (Imagem: Reprodução)

Ovos e leite são duas fontes excelentes de proteínas (Imagem: Reprodução)

Quanto consumir

O consumo diário deve estar entre 0,8 e 1g de proteína por quilo de peso de cada pessoa. Já para os que praticam exercícios regularmente, deve-se consumir entre 1,5 e 2g, só assim a pessoa irá conseguir uma melhora na construção muscular, no condicionamento, no desempenho e na resistência física. Mas, não se esqueça de continuar consumindo carboidratos, pois sem ele, todo o seu esforço será em vão, pois só eles impedem que as proteínas sejam usadas como fonte de energia, mantendo-se em sua função de construtoras de tecidos.

Comendo na hora certa

A combinação proteína e carboidrato, dependendo do momento do dia, pode trazer efeitos diferentes no organismo. Veja a que horas e o que comer abaixo:

Antes de malhar, procure se alimentar de carboidratos como sucos e pão. Cereais, leite e derivados causam sensação de peso no estômago, podendo comprometer a digestão. Um cardápio bastante recomendado são duas fatias de pão de forma comum com um fatia de presento magro.

O pão é uma ótima fonte de carboidratos, mas não exagere (Imagem: Reprodução)

O pão é uma ótima fonte de carboidratos, mas não exagere (Imagem: Reprodução)

A melhor hora de ingerir proteínas é após a atividade física, pois é nessa hora que seu organismo precisa de uma “ajuda” para recompor os músculos. É indicado também comer carboidrato após o exercício, já que essa combinação ajuda a ganhar massa magra. Caso seu objetivo seja perder peso, procure consumir uma porção pequena de carboidrato mais uma de proteína magra, além de frutas e verduras.

Se você busca ganhar e aumentar músculos, pode ser necessário aumentar as doses de proteínas, porém o recomendado é que se consulte um nutricionista, pois os valores variam muito de pessoa para pessoa.

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