Você está em: Clikaki »   Educação » Matemática » Como calcular o gasto de energia

Como calcular o gasto de energia

economize

Para fazer esse cálculo basta multiplicar a potência em watts do aparelho pelo número de horas que ele fica ligados por dia.

Atualmente com os diversos problemas que vêem ocorrendo com o planeta terra, nós devemos começar a nos conscientizar e cuidar do planeta no qual vivemos. Uma das maneiras é economizando energia elétrica, além de fazer bem ao mundo também fará muito bem para o seu bolso. Para descobrir o aparelho que pode estar sendo o vilão da sua conta de luz é necessária uma conta muito simples. Todo o aparelho elétrico que você tem, com certeza possui uma potência apresentada em Watts que tem como símbolo a letra W, na maioria das vezes esse valor vem escrito em alguma estampa ou na embalagem do produto. Um exemplo de aparelho que possui esse valor é o chuveiro, ele tem 3.600 watts (pode variar para cada tipo de chuveiro), outro produto muito simples é a lâmpada incandescente que tem como potencia 100 watts.

Como calcular

Para fazer esse cálculo basta multiplicar a potência em watts do aparelho pelo número de horas que ele fica ligados por dia.

Exemplo: Se uma geladeira fica ligada 24 horas por dia, sendo que o seu consumo é de 200 W basta multiplicar os dois valores. 200 W x 24 horas = 4800Wh/dias. Mas para descobrir o preço é necessário transformar Wh(Watts hora) em kW(quilo Watts hora), essa transformação é muito simples, pois é similar as outras transformações de valores, como: metros para quilômetros e gramas para quilogramas, ou seja, é só  dividir o valor encontrado por 1000. Sendo assim a geladeira usada como exemplo consome 4,8 kW/dia. Para descobrir quanto você vai pagar por esse consumo por mês é necessário multiplicar o valor pela quantidade de dias no mês e multiplicar pela tarifa da energia elétrica da sua cidade. 4,8kW/dia x 30 dias= 144kW/mês x 0,33751R$/kW = 48,60R$.

Para saber quanto é a tarifa de energia da sua cidade basta ver o site da concessionária de energia elétrica da sua cidade e ver o valor.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas