Você está em: Clikaki »   Saúde » Tratamentos » Como clarear as sardas do rosto

Como clarear as sardas do rosto

Efélides

A sarda é considerado por alguns como charme e para outros incômodo. Se você têm e se sente incomodado, aprenda como clareá-las.

As sardas podem ser causadas por contato excessivo com o sol.

As sardas podem ser causadas por contato excessivo com o sol

Conhecida cientificamente como efélides, as sardas são pequenas manchas que surgem devido a estimulação das células de pigmentação da pele a produzir mais melanina em determinadas áreas, o motivo dessa estimulação são os raios ultravioleta.

Apesar de serem muito mais comum em pessoas com pele e cabelos claros, elas podem aparecer em qualquer um que ousar passar muito tempo exposto ao sol sem proteção. As sardas surgem principalmente no rosto, ombros e colo, a exposição ao sol, principalmente durante o verão, pode aumentar a quantidade e o tamanho delas.

Se você não fica exposto muito tempo ao sol e ter sardas desde pequeno, provavelmente a sua sarda é uma herança genética. Se as sardas estão te incomodando, confira algumas dicas para clareá-las.

As sardas são mais comuns em pessoas com a pela clara

As sardas são mais comuns em pessoas com a pela clara

Aprenda a clarear as sardas

A melhor maneira de clarear as sardas é através de tratamentos com laser e métodos de peeling, que promovem a renovação da pele, porém esse tipo de tratamento é um pouco caro, e se houver exposição ao sol sem o uso de filtro solar, as sardas podem voltar.

Uma maneira mais econômica que também é eficiente, é através do uso de cremes com vitamina C, ácido retinoico e hidroquinona. Consumir alimentos ricos em vitamina C – como laranja, morango, kiwi, acerola, limão e goiaba – fará com que sua pele se torne mais resistente ao sol.

Pessoas com sardas devem tomar cuidado ao entrar em contato com o sol

Pessoas com sardas devem tomar cuidado ao entrar em contato com o sol

Se você procura um tratamento caseiro, o indicado é aplicar suco de limão ou laranja, diluído em água, como um tônico, no rosto à noite e deixar lá até o dia seguinte, ao acorda enxágue muito bem, pois essas substâncias podem causar manchas em contato com o sol. Outro tratamento caseiro é com o uso de água oxigenada 10 volumes, assim como o outro aplique durante a noite com um algodão e na manhã seguinte enxágue muito bem.

Além do tratamento, é preciso se prevenir, pessoas com predisposição ao surgimento de sardas devem sempre usar filtro solar de alta proteção diariamente. Sempre que for a praia ou na piscina, procure passar mais tempo embaixo do guarda-sol, se for entrar em contato com o sol use óculos escuros e boné ou chapéu. Evite principalmente o sol entre dás 10 às 16 horas.

 

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas