Você está em: Clikaki »   Variedades » Curiosidades » Como Conservar alguns alimentos

Como Conservar alguns alimentos

Conheça alguns métodos de conservação Para conservar alguns alimentos como frutas, carnes, etc. existem alguns métodos para facilitar esta pratica, para que estes não estraguem. Desta forma vamos conhecer alguns desses métodos. História da Conservação Ainda na Pré-história, não existiam muitos meios de conserva os alimentos eram expostos ao sol ou simplesmente guardados em ambientes […]

Conheça alguns métodos de conservação

Para conservar alguns alimentos como frutas, carnes, etc. existem alguns métodos para facilitar esta pratica, para que estes não estraguem. Desta forma vamos conhecer alguns desses métodos.

História da Conservação

Ainda na Pré-história, não existiam muitos meios de conserva os alimentos eram expostos ao sol ou simplesmente guardados em ambientes frescos e até mesmo adicionavam sal para evitar a deterioração.

Atualmente a secagem ainda é utilizada para o fim da desidratação, além do resfriamento para a preservação. Entretanto os tempos mudaram e os processos se desenvolveram entre eles os enlatados a adição de produtos químicos, irradiação, congelamento rápido, etc.

O que é

Esta conservação de que estamos falando seria um conjunto de praticas que evitam a deterioração dos alimentos durante um determinado período. Alguns destes métodos são usados também em técnicas agrícolas, pecuárias ou pesqueiras com o objetivo de evitar perdas de qualidade, e acondicionar os produtos.

É de extrema importância conservar os alimentos, já que se estes ficam expostos ou guardados por muito tempo sem proteção acabam por apodrecer produzindo enzimas que afetam o organismo, além do que um alimento bem conservado trás uma bela aparência.

Veja alguns alimentos que passam pelo processo de conservação e que diariamente nós consumimos:

Carne-de-sol, frutas secas, laranja em lata, bacalhau seco, banha e óleos vegetais.

Conservação pelo calor

Este consiste em deixa-lo em uma temperatura elevada para eliminar possíveis micro-organismos, são exemplos:

Pasteurização: Que acontece no leite, inventada pelo químico Louis Pasteur;

Esterilização (Apertização): Desenvolvida pelo confeiteiro Nicolas Appert, com o objetivo de garantir a esterilidade comercial dos alimentos.

Branqueamento: tratamento térmico, usado antes da conservação ou armazenamento, como o congelamento, por exemplo, serve para inativar as enzimas.

Tindalização: Tratamento proposto por John Tyndall, podendo ser usado em qualquer alimento. Porém não é muito utilizado pelo alto custo e demora, entretanto esta técnica tem a vantagem de manter a qualidade nutritiva do alimento.

Conservação Pelo frio

Ocorre por meio do congelamento ou resfriamento (refrigeração) buscando arrefecer o produto, dificultando a reprodução de micro-organismos.

Outros Meios de Conservação

Substituição por Gorduras saturadas;

Conservação por aditivos químicos;

Fermentação;

Irradiação;

Cuidados com os produtos da prateleira

O tempo de conserva dos alimentos nas prateleiras depende de n fatores como a umidade do local, exposição ao ar, qualidade das matérias usadas na preparação, maturação entre outros. Portanto fique atento e conserve bem seu produto.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas