Como controlar estoques

Gostou? Seja +1!

Categoria: Curiosidades
Postado em:
Home » Curiosidades » Como controlar estoques





Como controlar estoques

O CONTROLE DE ESTOQUES não é importante apenas para as empresas industriais, e sim para todo e qualquer tipo de empresa.

Origem dos estoques e da necessidade de realizar seu controle

A história geral tanto do surgimento de estoques inicia-se nos tempos do homem das cavernas. Pesquisas arqueológicas recentes localizaram fichas de barro que possivelmente foram usadas para controle de estoque a aproximadamente 8.000 AC. Daí se conclui que, já naqueles tempos, o homem se preocupava em ter o controle dos estoques dos seus bens.

“[...] Desde o início da sua história a humanidade tem usado estoques de variados recursos, de modo a suportar o seu desenvolvimento e sobrevivência, tais como ferramentas e alimentos [...]”.

Mas o que são considerados estoques?

Os estoques referem-se às mercadorias, produtos finais ou inacabados e outros elementos na posse de um “agente econômico”. É bastante usado em vários ramos, mas mais precisamente no domínio da logística e da contabilidade.

Ou seja, estoque de uma empresa é todo bem físico produzido ou em fase de produção e os bens necessários para a produção, direta ou indiretamente, que são armazenados por um determinado espaço de tempo.

“[...] os estoques são materiais e suprimentos que uma empresa ou instituição mantém, seja para vender ou para fornecer insumos ou suprimentos para o processo de produção [...]”.

Analisa-se então que financeiramente falando, os estoques também possuem importância acentuada a partir do momento que a empresa promove o giro desses estoques, o seu valor se transforma em dinheiro, o que vem a beneficiar o fluxo de caixa trazendo o retorno sobre o investimento.

Como é feito o controle de estoque

Antes de tudo é preciso definir algumas funções como:

1. Determinar o que deve permanecer em estoque;
2. Quando se devem reabastecer os estoques (período);
3. Quanto de estoque será necessário para um período predeterminado;
4. Acionar o departamento de compras para executar aquisição de estoque;
5. Receber produtos e/ou materiais;
6. Armazenar;
7. Atender os materiais estocados de acordo com as necessidades;
8. Controlar os estoques em termos de: Quantidades e valor;
9. Fornecer informações sobre a posição do estoque;
10. Manter inventários periódicos para avaliações das quantidades e estocados;
11. Identificar e retirar do estoque os itens obsoletos e danificados.

Tipos de estoques

Os estoques podem ser encontrados em várias maneiras algumas delas seria em forma de matérias primas, materiais em processo, materiais acabados entre outras.

Matérias - primas: São materiais necessários para a produção, é todo material que é agregado ao produto final. Toda empresa de algum modo tem um estoque de matéria-prima;

Materiais em processo: Que são os materiais usados no processo de fabricação dos produtos, geralmente esses materiais estão parcialmente acabados, mas adquire outras características no fim do processo produtivo;

Produtos acabados: São os itens já produzidos, mas ainda não comercializados;

Desta forma conclui-se que o controle de estoque surgiu para suprir uma necessidade das organizações de controlar melhor seus materiais, para que fosse possível controlar melhor tudo que se passava com os produtos, e materiais o prazo de cada um, a quantidade mantida em cada compartimento, ou seja, de forma simplificada nota-se que onde existir materiais é coerente que exista um controle de estoques.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes