Você está em: Clikaki »   Saúde » Bem-Estar » Como criar filhos com Síndrome de Down

Como criar filhos com Síndrome de Down

Apoio

A Síndrome de Down afeta 1 em cada 750 bebês nos Estados Unidos, ela traz diversos problemas para os seus portadores e não tem cura.

sindrome-de-down-familia

Seja sempre sorridente e atencioso com seus filhos isso ajuda muito em seu desenvolvimento futuro.

“‘É uma pena dizer isso, mas seu bebê tem Síndrome de Down. Essas foram as tristes palavras que Ana e Jorge ouviram de um médico após o nascimento de seu filho. “Depois daquelas palavras achamos que nossas vidas nunca mais voltariam a ser como antes, foi um choque muito grande para nós”. Disse Ana mãe de Pedro portador da doença há 19 anos.

Saiba agora como vencer as barreiras dessa doença e conheça seus lados positivos.

O que é Síndrome de Down?

Síndrome de Down é uma deficiência genética sem cura que afeta 1 em cada 750 bebês nos estados unidos. O desempenho linguístico, a coordenação motora e seu aprendizado são alguns dos problemas que os portadores possuem, além disso seu organismo progride de forma mais lenta. Afetando em graus diferentes, a Síndrome de Down pode ser considerada leve ou grave e isso varia muito para cada caso.

Alguns têm dificuldade de se desenvolverem socialmente e emocionalmente, isso que dizer que se leva muito mais tempo para ela conseguir lidar com situações comuns do cotidiano que pessoas que não possuem a doença sabem lidar. A Síndrome de Down não é culpa de ninguém, não há o que fazer para prevenir a doença, nem antes e nem durante a gravidez.

sindrome-de-down

Portadores da Síndrome de Down podem levar uma vida normal e gratificante como qualquer outra pessoa.

Técnicas e pontos positivos da Síndrome de Down

”A Síndrome de Down para mim não é uma deficiência. É somente um obstáculo para meu aprendizado porque exige mais paciência e mais tempo para que eu faça certas coisas. Hoje cada pessoa com Síndrome de Down é diferente das outras, mas todas elas têm seus talentos e capacidades para aprender qualquer atividade, é possível levar uma vida normal e gratificante. ” – disse Frank portador da deficiência há 25 anos.

Não é fácil aceitar a realidade da Síndrome de Down, mas já que ela existe concentre-se nos pontos positivos de vencê-la e a encare sempre com muito otimismo. O desenvolvimento dos portadores dela depende da qualidade de seus cuidados, educação e da experiência social que são oferecidas a eles assim como qualquer outra pessoa. Para muitos lidar com a Síndrome de Down de algum membro da família os uniu mais ainda.

” Nossos outros filhos que não possuem a doença passaram a ser mais pacientes e compreenderam de forma positiva a deficiência de Pedro, seu irmão mais novo de seis anos contou que nossa paciência foi recompensada e hoje seu desenvolvimento tem surpreendido a todos nós, ele é especial e isso nos motivou ainda mais a querer ajudar outras crianças deficientes. ” Disse Ana, já citada nesse artigo.

Atualmente foram encontradas diversas técnicas de aprendizagem para ajudar crianças e adultos com essa doença, terapeutas aconselham que os familiares deem bastante apoio emocional e uma atenção especial para eles os incluindo-os em todas as brincadeiras, programas educativos para ajudá-los a desenvolver mais rápido suas habilidades.

A boa notícia é que é possível melhorar sua comunicação com quem possui Síndrome de Down, para isso fique atento aos detalhes, permaneça frente a frente com eles quando conversarem, olhe em seus olhos, use palavras, gestos e sinais fáceis de se entender ,seja sempre sorridente e um bom ouvinte, prestando cuidadosamente atenção ao que eles disserem. É importante dar tempo para eles para que eles consigam se expressar da maneira que desejam.

Assim procure diariamente discipliná-los e tenha compreensão de suas limitações. Mas não desanime, todos os portadores da Síndrome de Down podem encontrar a real alegria e satisfação se contarem com o seu apoio.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas