Você está em: Clikaki »   Variedades » Dicas » Como cultivar árvores dentro de casa

Como cultivar árvores dentro de casa

Saiba como cultivar árvores dentro da sua própria e fazer com que delas até frutos possam sair! As melhores árvores para dentro de casa.

Saiba como cultivar árvores dentro da sua própria e fazer com que delas até frutos possam sair! As melhores árvores para dentro de casa.

Laranjeira-em-vasoPara quem gosta de cultivar plantas dentro de casa pode encontrar várias opções além das tradicionais árvore-da-felicidade, fícus, cheflera e outras espécies “caseiras”. Existem árvores, normalmente encontrada em pomares e quintais, que se dão muito bem quando cultivadas em ambientes internos.

As mais comuns são as palmeiras, os chorões, as fígueiras e os ipês. Estas plantas possuem a vantagem de diversificar a jardinagem, enquanto ornamentam o seu espaço interno. Como quaisquer outras, elas requerem cuidados, principalmente porque, acostumados com condições de crescimento diferentes, necessitam de adaptação para florescer e frutificar dentro de casa.

Luminosidade e espaço

Para que suas árvores crescam dentro das melhores condições possíveis, você precisa providenciar três coisas: ótima fonte de luz, adubação correta e vasos com tamanhos adequados. A luminosidade, além de natural, deve vir de lâmpadas artificiais próprias, fáceis de encontrar nas lojas especializadas. A planta deve receber este tipo de energia pelo menos durante oito horas diárias, mesmo com sol a pino. Um cuidado deve ser tomado: A distância mínima entre a fonte luminosa e a copa da árvore é de 80 centímetro.

É preciso escolher também o tipo de adubo a ser utilizado. Os especialistas recomendam o foliar, para a púlverização, que é mais bem absorvido e não concentra excessivamente os elementos minerais no fundo do vaso, evitando a queima das raízes. Não se esqueça de observar as recomendações do fabricante, antes de usá-la.

O tamanho do vaso é importante e não pode ser negligenciado. Lembre-se de que o crescimento de sua árvore vai depender diretamente do espaço destinado a expansão das raízes. Mas não exagere. Se a distância do solo ao teto de sua casa não for muito grande, o crescimento da árvore precisará ser limitado. Ao atingir determinada altura, providencie a poda, respeitando a forma e a beleza original da planta.

Qual a árvore ideal?

Árvores frutíferas em vasosExistem várias espécies de árvores caseiras à sua escolha. As descritas abaixo são as que mais se adaptam ao ambiente fechado, conservando a beleza original.

– Chorão (Salix babylonica): Além de bonita, tem crescimento vagaroso, o que permite mantê-la dentro de casa por longos períodos. Sua ramagem é longa, maleável, e descendente.

– Ipê amarelo (Tabebuia Chrysotricha): A delicadeza dessa árvore permaneçe mesmo no inverno, quando suas folhas caem e são substituídas por folhas de cacho amarelo-ouro, que recobrem toda a copa. Seu caule é reto e a copa possui ramos na parte superior.

– Palmeira-real (Archontophoenix Cunninghamia): Dotada de imponência, suas folhas verde-esmeralda são cumpridas e arqueadas; o caule é reto sem saliências. As flores dão encaixos e depois transformam-se em pequenos frutos ornamentais, de cor vermelho-brilhante.

– Laranjeira (Citrus Sinensis): Assim como no pomar, esta planta é perfeitamente cultivável dentro de casa, produzindo belos frutos.

– Jabuticabeira (Myrciria Cauliflora): Quando está na época da floração, esta árvore fica coberto de branco e perfumada, antes de produzir seus frutos característicos. O formato da copa, em pirâmide, e a folhagem suave tornam-na útil na decoração de interiores.

– Pitanga (Eugenia Pitanga): Bonita, de flores brancas e perfume delicado,com folhas de um verde profundo, seus frutos podem ter várias cores – do vermelho ao roxo, passando pelo preto e pelo branco.

– Figueira-Violino (Ficus Lyrata): Plantar forte, com copa cheia e galhos ríjos. suas folhas são grandes, verdes, marcadas pro nervuras e tem um formato de violino. Os frutos dessa espécie não são comestíveis.

– Guapuruvu (Schizolobium Parahybum): Árvore de tronco reto, regular, contrapondo-se ao formato arrendondado da copa esverdeada, muito parecida com as folhas de uma samambia. Suas folhagens surgem com força na primavera com folhas amarelas que recobrem toda copa, e caem no inverno.

– Grevílhea-anã (Grevillea Banksee): Este arbusto possui em média dois metros de altura. Suas folhas são recobertas por uma penúgem esbranquiçada entre cores verde-azulada. Uma vantagem: As flores vermelhas aparecem o ano inteiro.

– Caqui (Diospyros Kaki): A melhor variedade desta planta para cultivo é a Fuyu. No outono suas belas folhas cobertas por uma leve penúgem mudam de cor para amarelo e vermelho e depois caem. Voltam a brotar e florir na primavera, produzindo seus frutos próprios – os caquis.

Palmeiras-rabo-de-peixe (Kariota Mitis): Esta árvore de folhas densas e irregulares formam tufos com várias estípes (caules). Seu nome vem das terminações das folhas, parecida com um rabo de peixe, de cor verde esmeralda.

Pinheiro-de-Norfolk (Araucaria excelsa): Plantas de folhas pequeninas, bem verdes, comumente usadas no Natal, é elegante devido a sua copa cônica, com ramos intercalados, dispostos em andares.

Luz para fotossíntese

ilmuniação-para-a-fotossínteseA luz é essencial para a realização da fotossíntese, processo em que as plantas transformam os raios solares em energia. Este processo pode ser prejudicado quando a planta é colocada em ambientes internos, sofrendo restrições em seu crescimento. Para compensar você pode instalar lâmpadas artificiais que simulam os raios vermelhos e azuis do Sol. Mas, preste atenção nos cuidados de instação:

– Mantenha a ventilação constante para equilibrar o calor produzido pelas lâmpadas;
– Use soquetes de porcelana, mais resistentes ao calor que os plásticos;
– Evite molhar o bulbo, porque a lâmpada permaneceá acesa por várias horas;

Essas foram algumas dicas de como cultivar uma árvore de dentro de casa.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas