Você está em: Clikaki »   Saúde » Gravidez » Como dar banho no bebê recém-nascido

Como dar banho no bebê recém-nascido

Cuidados

Saiba algumas dicas de como preparar o banho dos bebês, de forma a deixá-lo confortável e a vontade em seus braços.

Recém nascidos merecem muito mais do que uma atenção costumeira na hora do banho.

Recém nascidos merecem muito mais do que uma atenção costumeira na hora do banho.

ANTES DE TUDO: Jamais abandone seu bebê sozinho, caso você já tenha começado o banho.

Como dar banho no bebe recém nascido

O banho é uma necessidade diária dos bebês, pois não somente o conserva limpo, como o refresca e acalma o pequeno, mantendo-o assim, mais feliz, cheirosinho e confortável.

O banho pode ser dado em cima de uma mesa, no colo ou numa banheira própria. Porém, nas duas primeiras semanas depois que você deixar a maternidade a maneira mais segura é banhá-lo em seu colo. Isso não apenas facilita os seus movimentos, como também evita a probabilidade de um acidente indesejado.

Nas primeiras semanas também é importante banhar o neném por partes. Cubra o corpinho todo da criança e comece pela cabeça. Coloque o neném embaixo do braço e tape o seu ouvido com os seus dedos, para que a água não caia lá. Lembre-se também de usar somente produtos naturais como sabonete neutro sem essência para lavar o couro cabelo. Com delicadeza, faça movimentos circulares tanto para ensaboar, quanto para secar o cabelinho do neném depois. Caso você seja interrompido enquanto estiver dando banho no bebê, enrole-o numa toalha e carregue-o com você, ou deixe-o no berço, mas nunca deixe-o sozinho perto da água, por mais rasa que ela esteja. Outra razão para que o banho seja dado em seu colo nas primeiras semanas é dar a oportunidade para que as cicatrizes do cordão umbilical sarem depressa.

A hora do banho

É interessante estabelecer uma hora certa para dar o banho no bebê todos os dias. Isso faz com que ele crie hábitos regulares e torna mais fácil planejar o seu programa diário. Pois é provável que depois do banho o neném tire o seu cochilo mais longo.

Material para o banho

O material e equipamento essenciais para o banho do bebê são os seguintes: Uma banheira, que deve ser oval e esmaltada; Uma mesa, para colocar a banheira; Toalhas e panos macios; Sabonetes neutros; Um cabide para pendurar as roupas limpas do bebe; Um recipiente com água esterilizadas para limpar a pele; Um vidro com algodão;

Preparativos para o banho

Em primeiro lugar você deve ter a certeza de que o local escolhido para o banho é adequado. Não se devem ter correntes de vento, e o ambiente precisa estar bem iluminado. A água do banho deve estar entre 37° e 41° C, dependendo da temperatura do dia. Escolha uma hora calma para dar banho no bebê, e providencie todo o material necessário para não ter correria, mantenha as mãos limpas e não tenha pressa. Na hora do banho, o bebê vai criando confiança com os pais até que o banho começa a ser o momento mais gostoso do dia.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas