Como detectar um AVC

Gostou? Seja +1!

Categoria: Doenças
Postado em:
Home » Doenças » Como detectar um AVC





a

Os principais sintomas do AVC são dores de cabeça, tontura e fraqueza.

O acidente vascular cerebral conhecido como AVC, é uma doença caracterizada pelo inicio agudo de um déficit neurológico, ou seja, diminuição das funções neurológicas que persiste por pelo menos 24 horas. Refletindo envolvimento focal do sistema nervoso central como resultado de um distúrbio na circulação cerebral que leva a uma redução do transporte de oxigênio às células cerebrais ao local do dano com consequente morte dessas células.

Começa abruptamente, e pode progredir ao longo do tempo. Podemos dividir o acidente vascular cerebral em duas categorias: Acidente vascular isquêmico e acidente vascular hemorrágico.

O acidente vascular isquêmico consiste no fechamento de um vaso sanguíneo que interrompe o fluxo de sangue a uma região especifica do cérebro, interferindo com as funções neurológicas dependentes daquela região afetada, produzindo déficits característicos. Em torno de 80% dos acidentes vasculares cerebrais esta o isquêmico.

No acidente vascular hemorrágico existe sangramento local com outros fatores, tais como aumento da pressão intracraniana, inchaço cerebral, entre outros. Em torno de 20% dos acidentes vasculares cerebrais são hemorrágicos.

a

O avc pode se desenvolver de diversas formas.

Como se desenvolve o AVC

Vários fatores de risco são descritos e estão comprovados na origem do acidente vascular cerebral, entre eles estão: diabete, hipertensão arterial, doença cardíaca, tabagismo, fibrilação atrial, o uso de pílulas anticoncepcionais, álcool, ou outras doenças que acarretem aumento no estado de coagulabilidade do individuo.

Sintomas

Os sintomas podem depender da idade do paciente e da localização os principais sintomas são:

  • Fraqueza súbita na face, braços ou pernas, especialmente se lateralizada;
  • Confusão;
  • Problemas de fala ou de compreensão;
  • Dificuldade em enxergar com um ou ambos os olhos;
  • Tonturas, perda de equilíbrio ou coordenação motora;
  • Dor de cabeça severa sem causa aparente;

Como o médico faz o diagnóstico?

A avaliação laboratorial inclui análises sanguíneas e estudos como tomografia computadorizada de encéfalo, ressonância magnética, ultrassom de carótidas e vertebrais, ecocardiografia e angiografia podem ser feitos também.

Qualquer pessoa pode ter um AVC, a qualquer momento, sendo jovem com bom físico ou com idade avançada. Se identificar qualquer um dos sintomas, aja com rapidez.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes