Você está em: Clikaki »   Variedades » Dicas » Como diminuir a ansiedade para falar em público

Como diminuir a ansiedade para falar em público

Oratória

O medo de falar em público atinge a grande maioria das pessoas. Poucas pessoas dominam a técnica de controlar a ansiedade e a vergonha.

Medo de falar em público

O medo de falar em público é o que mais atrapalha, controlá-lo é essencial.

Hoje em dia tem se tornado cada vez mais necessário que a pessoa saiba se comunicar bem, transmitir de maneira ordenada sua ideia e seu pensamento. Quando se trata de fazer isso em público, muitas pessoas se sentem acoadas e tem dificuldade de realizar essa tarefa devido a vergonha e a falta de capacidade oratória.

Percebemos que uma ou outra pessoa tem facilidade nesse assunto, quando, na realidade, todas as pessoas deveriam dominar a técnica de falar em público. É óbvio que para isso a pessoa não tenha que ser um profissional, um palestrante. Mas, se você tem coisas importantes a dizer, vá em frente… Apenas fale. Não se torture com a possiblidade de sua oratória não ser 100% exata.

Quando você consegue deixar isso de lado seu nervosismo e sua ansiedade diminuem e você com certeza irá se sair melhor que o esperado.

Como usar o medo ao seu favor

A maior dificuldade das pessoas está no medo. Eliminar o medo é praticamente impossível, o que deve ser feito é administrá-lo bem e transformar essa adrenalina, esse medo, em energia e vigor na hora de se comunicar em público.

Analise por esse lado: quando é que um atleta se supera? Na maioria das vezes um atleta se supera quando está sob pressão. Da mesma forma, acontecerá na atividade de falar em público.
Note bem: quem fala em público, quem fala para um audiência, tem uma percepção maior de detalhes do que as pessoas que estão a assistindo. Geralmente o medo atrapalha muito porque o orador está preocupado com sua aparência, suas mãos tremulas, seu gaguejar. Se o orador estiver totalmente atento a sua própria mensagem, a platéia também estará.

Discurso público

Um bom discurso público prende a atenção para a mensagem transmitida

Dicas para falar bem em público

Se a oratória permitir, não comece falando direto do assunto principal, fale um pouco da sua vida, de coisas triviais, coisas que você não precise escolher minunciosamente as palavras, que seja uma narrativa fácil e descontraída. Essa “preparação” vai ajudar a diminuir a ansiedade na hora de falar do tema da oratória principal e vão mostrar aos outros um pouco mais da sua personalidade e o tipo de pessoa que você é, relevando ainda mais seus possíveis erros.

Lembre-se: quem fala em público está ali como um vendedor que está vendendo suas ideias. Isso deve ser feito de uma maneira que gere satisfação nos seus ouvintes. Treine diante do espelho, preste atenção no seu timbre de voz, articulação das palavras e sua postura. Se puder filmar a si mesmo, faça. Analise o vídeo e peça ajuda e opinião de amigos sobre o seu desempenho.

Vários livros ajudam nesse sentido, bem como aulas de oratória. Uma das dicas é trabalhar a entonação da voz e aprender a usar o silêncio para sublinhar suas palavras. Outra é decidir se vai falar de improviso, usar um slide show, usar anotações ou um esbouço. Cada um tem suas vantagens e desvantagens, por exemplo, se você decidir ler um texto nunca faça isso segurando uma folha de papel na mão, ela fatalmente vai mostrar qualquer tremor. Para isso, use pequenos cartões.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas