Como doar leite materno

Gostou? Seja +1!

Categoria: Dicas
Postado em:
Home » Dicas » Como doar leite materno





Como doar leite materno

O leite materno é o alimento indispensável nos primeiros meses de vida de um bebê. Ele é um alimento seguro, livre de contaminações e impurezas, está sempre pronto para ser usado na temperatura adequada e na “embalagem” perfeita. É justamente por isso que a Organização Mundial da Saúde recomenda que as crianças até os seis meses de idade sejam alimentadas apenas com o leite materno.

Algumas mamães que estão no período de amamentação produzem uma quantidade de leite além da capacidade da criança, o que significa que elas podem ser doadoras de leite materno. Às vezes, a produção de leite é tanta que um ou ambos os seios começam a ficar pesados e doloridos. Isso acontece porque o leite parado dentro da mama pode “empedrar”.

Se você é saudável e não usa nenhum medicamento que impeça a doação, faça.  Depois de massagear os seios e retirar o leite disponível, além de sentir um “alívio” também sentirá uma grande satisfação de ajudar outras crianças que estão necessitando.

Se você deseja doar leite, consulte um Banco de Leite Humano mais próximo de você.

Você mesmo pode coletar, armazenar e depois transportar o leite para o Banco. Mas, se preferir, as técnicas em enfermaria podem ordenhar o leite pra você.

Onde deve ser armazenado o leite coletado?

- O leite coletado deve ser armazenado em um frasco de vidro com tampa plástica, como naqueles de maionese e potes de “nescafé”.
- Para colocar o leite nesse recipiente, ele deve estar estéril. Retire todos os rótulos do recipiente, sem se esquecer do que fica na tampa e lave com água e sabão, enxaguando bem.
- Depois coloque tanto o frasco quanto a tampa numa panela coberta com água deixando ferver por pelo menos 20 minutos.
- Retire-os e deixe-os secar naturalmente, virados para baixo, em cima de um pano limpo, não enxugue.
- Quando estiver seco poderá ser usado.

Despreze os primeiros jatos e gotas de leite e armazene depois no frasco. Depois de coletado, ele deve ser levado ao congelador ou num freezer. Na próxima vez que for fazer a coleta, utilize outro recipiente esterelizado e acrescente no outro frasco que está no congelador ou freezer. Não deixe o frasco enxer até a boca, porque o leite, quando congelado, se espande e pode estourar a tampa de plástico.

Providencie que este leite chegue ao Banco de Leite congelado. As crianças, agradescem.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes