Você está em: Clikaki »   Variedades » Curiosidades » Como é feito a rolha?

Como é feito a rolha?

Fabricação

As rolhas estão presentes nas principais bebidas comemorativas, mas você sabe do que e como elas são feitas? Descubra

50% das rolhas são produzidas em Portugal

50% das rolhas são produzidas em Portugal

A rolha de cortiça é um objeto muito simples e que geralmente está presente no nosso dia a dia, principalmente nas épocas festividades como: casamento, natal, aniversários entre outros. Mas, você sabe de que material as rolhas são feitas e qual é seu processo de produção?

Tudo começa na floresta com o corte de árvores de cortiça. Esta árvore é facilmente encontrada em Portugal, não é atoa que o país possui 50% do mercado, outros países produtores são Itália, França e Espanha. As árvores de cortiça possuem uma coloração avermelhada e uma casca grossa, quando em um ambiente natural elas podem atingir 20 metros de altura e vivem entre 150 a 250 anos.

A madeira da árvore de cortiça é a principal matéria prima da rolha

A madeira da árvore de cortiça é a principal matéria prima da rolha

A cortiça está pronta para ser colhida quando a árvore atinge a idade adulta, ela pode ser colhida a cada nove anos, já que para colher a cortiça é necessário apenas retirar a casca. Depois de colhidas as cascas são levadas para um local onde ficarão estocadas em um chão de concreto ou algum material do mesmo tipo, para evitar a contaminação.

Por se tratar de uma bebida o higiene no processo de produção é uma das prioridades

A fase de corte é a mais importante de todo o processo

Em seguida a casca é cozinhada para que elas sejam amolecidas. Por ser um produto que envolve uma bebida todo o processo deve ser higienizada, por isso toda água utilizada no processo é filtrada e trocada regularmente. Após serem cozinhadas ela ficaram mais moles e então vem a parte mais difícil que é a fase de corte, que deve ser feita com muito atenção para evitar o desperdício, as rolhas feitas certas são chamadas de “rolhas naturais” e o resto é remodelado e recebem o nome de “rolhas técnicas”.

Após todo esse processo a rolha passa por uma esteira onde é escolhida manualmente. As rolhas são vendidas normalmente a um custo de 1 euro por unidade.

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas