Você está em: Clikaki »   Variedades » Curiosidades » Como é feito o leite em pó

Como é feito o leite em pó

Fabricação

Alguns acreditam que para se fazer o leite em pó basta congelá-lo e raspá-lo, mas será que é só isso mesmo? Descubra aqui

Para se obter o leite em pó é necessário tirar a água do leite comum

Para se obter o leite em pó é necessário tirar a água do leite comum

Apesar de não ser muito popular, o leite em pó é considerado como uma forma moderna de consumo de leite, visto que possui uma longevidade muito maior que o leite comum.
Para se obter o leite em pó, é necessário fazer a secagem do leite comum para extrair a água, que compõe cerca de 90% da massa do leite, para isso as fábricas fazem com que o leite evapore num processo lento, evitando assim a perda de proteínas do produto.

Na primeira parte do processo, o leite escorre em paredes metálicas verticais aquecidas a 77 ºC, pois o líquido não pode ser fervido. Nessa etapa o leite começa a ficar pastoso, pois 50% da água já foi evaporada.

O leite em pó possui uma longevidade muito maior do que o comum

O leite em pó possui uma longevidade muito maior comparado o comum

Em seguida, o produto é levado a uma máquina que borrifa minúsculas gotículas contra um jato de ar quente a 180 ºC. Basta um rápido contato, para que o restante da água evapora, transformando as gotículas de leite em grãos de leite seco. Depois o leite é separado em diferentes tipos: flocos, granulado e pulverizado.

O interessante é que a proteína do leite comum é a mesma que a do leite em pó, com valores próximos de 30 – 35%, e para cada 1kg leite em pó, é possível obter de 6 ou 7 litros de leite ao adicionar água.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas