Como é feito o transplante de córnea

Gostou? Seja +1!

Categoria: Saúde
Postado em:
Home » Saúde » Como é feito o transplante de córnea





Transplante de córnea

Em que consiste o transplante de córnea?

Consiste em trocar uma parte ou toda a espessura da córnea alterada por outra sã, de forma e tamanho idênticos à substituída. Esta intervenção recebe também o nome de ceratoplastia.

Que córneas se usam para o transplante?

As córneas humanas sãs de olhos previamente doados que se extraem nas 6 horas seguintes à morte do doador e que são conservadas em ambiente frio.

Não se podem transplantar córneas de animais?

Atualmente se estudam os heterotransplantes de córnea, especialmente as procedentes de cachorros e vacas. Parece que poderão ter aplicação nos casos de transplante parcial da córnea.

Esta intervenção é realizada com que frequência?

Bastante freqüência. Antes, devido às dificuldades na conservação e ao perigo de infecção, não eram freqüentes; hoje em dia a operação não traz dificuldade alguma.

Em que casos são feita?

Quando se apresentam: uma grava úlcera da córnea, opacidade na córnea e em todos aqueles casos em que se alterou a transparência, dificultando, assim, a visão, como acontece com as cicatrizes procedentes de determinados processos inflamatórios da córnea.

Em que idade deve ser feita?

O transplante da córnea deve ser feito quando a situação o requeira. Não importa a idade. Uma espera desnecessária pode propiciar o surgimento de complicações oculares susceptíveis de produzir cegueira.

Obtêm-se bons resultados?

Os resultados costumam ser muito bons, as córneas se conservam transparentes na maioria dos casos.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes