Você está em: Clikaki »   Educação » Como é formado o relevo

Data de publicadaPublicado em e atualizado em 10 de novembro de 2010 às 14:11
Autor Por: Guilherme

Como é formado o relevo

O relevo é o conjunto de formas da crosta terrestre. A ciência que estuda o relevo e seus processos de transformações é a Geomorfologia.

Saiba como o relevo é formado, se tornando montanhas, planaltos, planíces ou depressões, entre outros…

O relevo é o conjunto de formas da crosta terrestre. A ciência que estuda o relevo e seus processos de transformações é a Geomorfologia. De maneira geral podemos dividir as formas de relevo da Terra em quatro:

Montanhas

São as formas de relevo mais elevadas, formadas pelo choque de placas tectônicas que formam as cordilheiras (agrupamento de montanhas). A montanha mais alta do mundo é o Everest, com 8.850 metros de altitude, localizada na cordilheira do Himalaia, entre a China, Índia e Nepal, na Ásia.

Planaltos

São áreas elevadas constantemente erodidas, São as formas de relevo predominantes no Brasil.

Planícies

São áreas de relevo plano, baixo, formadas por grandes depósitos sedimentares de origem pluvial, fluvial, lacustre ou marinha.

Depressão

São áreas de relevo deprimido que se encontram entre os planaltos e as planícies. Podem ser: depressões absolutas, quando estão abaixo do nível do mar. Exemplo: depressão do Mar Morto, entre a Jordânia e Israel, no Oriente Médio; e depressão relativas ou periféricas, quando estão mais baixas do que os terrenos ao redor. Exemplo: depressão da borda leste da bacia do Rio Paraná, nas regiões Sudeste e Sul do Brasil.

Processo de esculturacão do relevo

Vários processos influem nas formas de relevo. Podemos imaginar que o relevo é originário de uma serie de esculturas causadas por vários processos que podem ser divididos em dois grupos: processos endógenos e processos exógenos.

Processos endógenos ou internos

São causados por atividades do interior da crosta que afetam sua forma exterior. Estes processos sempre ocorrem relacionados entre si:

Orogênese e epirogênese – são relacionadas à movimentação das placas tectônicas. A orogênese ocorre quando há a sobreposição de duas ou mais placas, gerando grandes cordilheiras próximas das bordas dos continentes: são os dobramentos modernos ou terciários. A epirogênese ocorre quando há sobreposição de duas ou mais placas, gerando grandes cordilheiras próximas das bordas dos continentes; são os dobramentos modernos ou terciários. A epirogênese ocorre quando forcas laterais comprimem um terreno, causando rebaixamento do mesmo.

Falhamentos e fraturas – são induzidos pela movimentação diferencial de blocos rígidos de rocha, em diferentes escalas do terreno, de acordo com sua plasticidade ou maleabilidade.

Vulcanismo – vulcões são pontos da crosta terrestre onde intrusões magmáticas afloram expelindo lava, cinza, blocos rochosos e gazes.

Terremotos ou abalos sísmicos – são tremores causados por acomodação da crosta terrestre. Podem ser induzidos por qualquer um dos processos endógenos.

Processos exógenos ou externos – intemperismo

Estão diretamente relacionados ao clima e a seus elementos, ou seja: a variação da temperatura, o vento e a chuva determinam o nível de erosão que uma forma de relevo pode sofrer.

Ação físico-química – a ação física é decorrente da variação de temperatura e pressão na superfície da Terra. A dilatação e contração dos minerais provocam pequenas fraturas nas rochas. A ação química é causada principalmente pela água, que, por se tratar do assim chamado “solvente universal” traz alterações à estrutura das rochas. A ação físico-químico torna as rochas mais suscetíveis à erosão.

Erosão e transporte – as águas (rios, lagos, mares, enxurradas, geleiras) são as maiores responsáveis pela erosão e transporte de sedimentos, contribuindo muito para a alteração do relevo. Sempre que há água em movimento, há erosão, transporte de deposição de sedimentos.

Avalie e compartilhe este artigo:

Como é formado o relevo
4 votos, média de votos: 5.00 (pontuação: 98%)
publicidade

Deixe o seu comentário

Regionalização do espaço mundial resumo

O papel da propaganda na sociedade

Conjuntive – Tipos, Sintomas e Tratamentos

Descubra quanto tempo você já passou jogando League of Legends

Quais as diferenças entre um país capitalista e um socialista

Anuncie no site | Google + | Direitos Autoriais | Políticas de privacidade |