Você está em: Clikaki »   Educação » Biologia » Como é o clima nas florestas tropicais e equatoriais

Como é o clima nas florestas tropicais e equatoriais

Clima

Saiba aqui mais sobre como são as florestas equatoriais e como é seu clima.

florestas-tropicais

As florestas tropicais possuem matas densas

Houve época em que os europeus estavam plenamente convencidos de que na Floresta Amazônica existiam mulheres gigantes e homens que tinham caudas como a de macacos. Tais imaginações eram resultado de narrações fabulosas de certos viajantes do Século XVIII e XIX, os quais, empolgados com a grandeza daquela região, raramente restringiam ás narrações apenas ao que podiam ver. Porém como você já deve imaginar nada disso era verdade, certo é que a floresta equatorial apresenta um ambiente de tal modo estranho para a maioria dos homens, que sua natureza lhe parece tão fantástica quanto a de mulheres gigantes e guerreiras.

As florestas do Mundo

Do total da superfície do globo não ocupada pelas águas, ainda hoje 29% estão cobertos de florestas.

A maior área florestal do mundo está na América do Sul e compreende 890,000,000 hectares; seguida pela África, com 801,000,000 hectares; América do Norte 656,000,000 hectares; Ásia 525,000,000 hectares; Europa 136,000,000 hectares; e pelas Ilhas do Pacífico com 86,000,000 hectares. Só a extinta URSS existe 743,000,000 hectares de florestas, porém assim como as europeias e as norte americanas elas não são equatoriais. De todas essas florestas, 63% delas são inacessíveis ao homem civilizado, sendo que as florestas equatoriais são muito menos acessíveis que as demais. Basta dizer que na Europa só 3% das florestas são inacessíveis, já na área do pacífico 77%, e na América Latina e na África quase dois terços. A floresta tropical é muito semelhante á equatorial. Mas, existem diferenças nos tipos de vegetação e no clima, além de diferenças na altitude, latitude e longitude da área.

Florestas equatoriais sempre estão úmidas, devido as altas temperaturas e chuvas constantes

Florestas equatoriais sempre estão úmidas, devido as altas temperaturas e chuvas constantes

Uma de suas características das florestas equatoriais é a densa camada de árvores bem copadas, cujos troncos são em geral altos e esguios, com base muito sólida e folhagem tão uniforme que somente os entendidos em botânica conseguem diferenciar. Nas margens  das clareiras e nas beiras dos rios os vegetais surgem com tal intensidade que tornam regiões inteiras totalmente impenetráveis não só ao homem, mas a até mesmo a luz do sol. em alguns rios de pequena largura as vezes a vegetação é tão espessa que forma verdadeiros túneis naturais, ocultando seu curso da claridade.

Clima das florestas equatoriais

O clima das florestas equatoriais tem como principais características as altas temperaturas e chuvas constantes. O Brasil abriga duas das maiores florestas equatoriais do planeta, sendo elas a Floresta Amazônica e a Mata Atlântica. A temperatura desses locais variam entre 20 cº a 29 cº. Já a pluviosidade nesses regiões viram de 2.00 a 3.000 mm por ano. O clima equatorial faz parte da categoria dos climas quentes assim como os climas tropical úmido, tropical seco e desértico.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas