Você está em: Clikaki »   Saúde » Bem-Estar » Como envelhecer com qualidade de vida

Como envelhecer com qualidade de vida

Envelhecer

Tudo começa com a prevenção da saúde, lá na época em que ainda você é jovem. Veja dicas de como envelhecer com qualidade de vida.

Seu estilo de vida agora determinará como você estará na velhice.

Seu estilo de vida agora determinará como você estará na velhice.

A vida é uma viagem. Estar nessa viagem chama-se: “envelhecer”. A velocidade com a qual você anda nessa viagem chama-se: “ficar velho”. Diversos estudos e estatísticas têm apontado um crescimento na expectativa de vida das pessoas. No Estado de São Paulo, por exemplo, os idosos vivem mais, porém com piores condições de saúde, de acordo com um estudo realizado pela Faculdade de Saúde Pública da USP.

O foco do estudo, conforme Alessandro Campolina, autor da pesquisa, é verificar como tem andado a expectativa de vida e as incapacidades na velhice.

Problemas de saúde e velhice

No dias de hoje tem-se notado um aumento de doenças crônicas nessa faixa etária, que não tem sido tratada. Por exemplo, se uma pessoa com 50 anos tem problemas de hipertensão e sua expectativa de vida é até os 70 anos, ele viverá 20 anos com hipertensão. Se a expectativa de vida dele aumentar para 80 anos, serão 30 anos com esse problema!

O mais preocupante, em termos de saúde, não é a doença crônica em si, mas são as conseqüências que essas doenças podem causar para a população idosa, que são a perda da autonomia e a perda da independência.

Hipertensão, diabetes, artrite, doenças mentais, câncer e problemas cardíacos, são doenças que tendem a aparecer durante a velhice e são algumas das que mais incapacitam os idosos. Essas incapacidades com certeza podem ser prevenidas e evitadas.

Como num piscar de olhos a vida passa.

Como num piscar de olhos a vida passa.

As políticas de saúde pública são pouco eficientes para abordar as particularidades da velhice. Como é uma população mais vulnerável, é esperado que as consequências dos processos mórbidos tenham maior impacto na vida das pessoas e a própria complexidade inerente a qualidade de vida do idoso. As vezes, nessa idade o idoso tem mais de um problema crônico de saúde. Por isso, é importante adotar um estilo de vida saudável.

Quando se é jovem…

Tudo começa com a prevenção da saúde, lá na época em que ainda você é jovem. Você sabia que pessoas sociáveis, solidárias, otimistas e que desenvolvem sua atividade intelectual vivem mais? Também é de fundamental importância, mexer o corpo, com atividades físicas regulares. Uma simples caminhada com um amigo todos os dias já é o suficiente para garantir sua saúde física, mental e psicológica. Nunca deixe de realizar exames periódicos de saúde para uma melhor avaliação. Não espere ficar doente pra ir no médico, vá com saúde, afinal, o dinheiro que você não gastar hoje com a saúde será o triplo amanhã quando ficar velho.

caminhe

Espera-se que a população idosa não pare de crescer no Brasil e a estimativa é de 32 milhões em 2025, esse número será ainda em 2050, superando o número de crianças de 0 a 14 anos. “As pessoas precisam acordar para o envelhecimento. É uma realidade. O contingente de idosos está cada vez maior. É importante destacarmos as campanhas de prevenção” afirma a coordenadora da Saúde do Idoso.

No futuro infelizmente todos nós envelhecemos, por isso, procure levar uma vida saudável. Pare de fumar e seja equilibrado na questão da bebida alcoólica. Não se estresse por pouca coisa e acima de tudo, viva com alegria. Esses são apenas o princípio para se ter uma qualidade de vida na terceira idade.

Como envelhecer com qualidade de vida

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas