Você está em: Clikaki »   Educação » História » Como era o verdadeiro Velho Oeste

Como era o verdadeiro Velho Oeste

Duelos

O Velho Oeste ficou muito conhecido graças ao cinema, mas será mesmo que ele era como os filmes mostram?

velho-oeste

O tão conhecido Velho Oeste era uma grande área localizada ao lado esquerdo do rio Mississípi, onde hoje se divide em 22 estados. Texas, Kansas, Novo México, Oklahoma, Califórnia, Missouri e Colorado eram os estados onde ocorriam o maior número de duelos.

Como muitos devem pensar através dos filmes o Velho Oeste era repleto de duelos e tiros para todos os lados, porém ao contrário disso o Velho Oeste era muito mais tranquilo do que se imagina. Entre 1850 e 1890, essa parte dos Estados Unidos era repleta de cidadezinhas, que eram lugares pacíficos com lojas que abasteciam os rancheiros e agricultores da região. Algumas delas eram interligadas por ferrovias. Outra coisa bastante retratada em filmes são os saloons, ou seja, os bares da época, neles eram comercializados bebidas de diversos tipos, além de diversas outras atrações e jogos de dados ou pôquer.

Assim como nos filmes a maior parte dos duelos ocorriam nos saloons, porém eles eram muito mais raros do que os retratados nos cinemas. O ano em que mais ocorreram duelos foi 1878, quando só no Texas e no Kansas foram 36 confrontos, que causaram cerca de 50 mortes. Outro ideia contorcida que o cinema passa é que os duelos aconteciam com hora e local marcados, porém eles ocorriam durante uma discussão e envolviam rivais muito próximos uns dos outros.

A Colt .45 foi a principal arma da época.

O Colt Pacificador foi a principal arma da época.

A principal arma desse período era a Colt .45, ela tinha até mesmo um apelido irônico de Peacemaker (“Fazedor da Paz””). Por não ter o xerife sempre presente para ajudar, os donos de fazendas precisavam ter uma arma para se defender, então praticamente todo mundo no Velho Oeste tinha uma Colt 45, por ser fácil de usar e barata. Outra arma que também ficou muito conhecida nesse período é a Winchester 73, que era um rifle de precição utilizada para atingir alvos distantes.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas