Você está em: Clikaki »   Saúde » Tratamentos » Como evitar a cárie dental?

Como evitar a cárie dental?

Saúde bucal

A cárie é um dos problemas dentários mais comuns no mundo todo, ele pode atacar pessoas de qualquer idade, mas pode ser facilmente evitado.

A dor de dente é o principal sintoma da cárie.

A dor de dente é o principal sintoma da cárie.

A cárie dental é a destruição mais ou menos extensa e rápida da parte dura dos dentes pela ação do ácido produzido por bactérias. Nos dentes afetados formam-se cavidades ou buracos que iniciam na parte superficial e avançam para dentro. A cárie é a causa mais comum de perda de dentes, assim como uma das infecções bucais mais freqüentes entre as pessoas da raça branca. Ataca principalmente as crianças e os adolescentes, diminuindo sua freqüência de forma progressiva à medida que avança a idade.

Como se forma a cárie?

As bactérias responsáveis pela cárie dental utilizam para sua nutrição substancias doces (balas, chocolates, etc.) que depois da mastigação ficam retidas entre os dentes ou em suas irregularidades. Como resultado da atividade bacteriana sobre os açúcares produzem-se ácidos que atacam primeiro o esmalte e depois a dentina, até alcançar a câmara pulpar e as terminações nervosas ali contidas. Os fatores que favorecem seu surgimento, tem em especial importância a má higiene bucal, a falta de cálcio e flúor, a diabetes, o stress e o alcoolismo.

Como perceber a caria antes de ela se formar?

O processo, antes de se formar a cavidade do dente, praticamente não apresenta sintomas. Posteriormente, uma das primeiras manifestações é a dor intensa que sente-se ao comer alimentos açucarados, e mais tarde ao comer alimentos frios ou quentes. É possível notar as pequenas manchas que aparecem no dente recém-atacado após uma análise detalhada, por isso a melhor forma de prevenir a cárie é a visita rotineira ao dentista a cada 6 ou 12 meses. Para se prevenir da cárie o indicado é não se exceder na ingestão de alimentos ricos em açúcar, medidas que devem seguir especialmente as crianças e os adolescentes. É fundamental a observação de uma boa higiene dental: os dentes devem ser escovados de modo regular antes de dormir, e após cada refeição, se possível nos 30 minutos seguintes. O uso de flúor proporciona também resistência às cáries.

Em quanto tempo se desenvolve as cáries?

Isso vai depender da idade e das características dos dentes de cada individuo. Enquanto que em crianças e em adolescentes evolui muito em poucos meses, nos adultos são necessários 2 ou 3 anos para que se formem cavidade perigosas à conservação dos dentes. Os dentes que mais cariam são os que se localizam nas áreas mais profundas da boca, especialmente os molares. Os menos afetados são os incisivos inferiores.

As cáries têm uma localização típica?

Sim. Costumam cariar-se as partes dos dentes onde ficam restos de comida, onde chega pouca saliva e onde a ação da escova é mais difícil. As áreas mais freqüentes são os buracos dos molares, as superfícies dos dentes que estão em contato entre si, as proximidades entre as obturações que se sobre saem, os pontos de fixação dos ganchos que seguram os dentes postiços, e embaixo do colo.

Os dentes de leite também se cariam?

Sim, e apesar do que creem muitas pessoas, seu cuidado é muito importante, já que de sua boa conservação depende em grande parte o desenvolvimento normal da dentificação definitiva. O dente do siso também se caria, e é um dos mais freqüentes, pois devido a sua posição são difíceis de escovar.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas