Você está em: Clikaki »   Variedades » Dicas » Como fazer uma bússola magnética

Como fazer uma bússola magnética

Faça você mesmo

A bússola magnética é formada por uma caixinha transparente com uma agulha magnetizada, geralmente com a ponta pintada de vermelho.

Bússola

Aprenda a fazer sua própria bússola. (Foto: Reprodução)

A bússola magnética é formada uma caixinha transparente com uma agulha magnetizada, geralmente com a ponta pintada de vermelho. Por debaixo da agulha pode-se ver o desenho de uma rosa dos ventos, que mostra os extremos: norte, sul, leste e oeste. A agulha segue o campo magnético da Terra, por isso ela tem a tendência de sempre apontar a ponta vermelha para o norte.

Em dias nublados, ou em alguma floresta muito densa, onde não é possível ver o Sol, a bússola é a melhor maneira de se orientar de modo a não se perder.

Outro tipo de bússola é a giroscópica. Ela mantém seu alinhamento mesmo que o navio, o avião ou qualquer tipo de locomoção mude de direção. A diferença é que ela sempre aponta para o norte geográfico, ou seja, não é afetada pelo campo magnético do planeta.

As primeiras bússolas foram usadas pelos chineses há muito tempo atrás, perto do século X. Apenas no século XIII, que esse instrumento ficou conhecido no ocidente.

Já não se usa mais bússolas como antigamente, o GPS, que é um sistema de posicionamento global por satélite torna possível você traçar rotas, encontrar sua posição no mapa, entre outros recursos que a bússola não tem.

Você mesmo pode fazer uma bússola na sua casa. Você irá precisar de uma agulha, de um papel que absorva bastante água, como o papel higiênico, de um imã e um copo cheio de água até a boca.

Como fazer sua própria bússola

  1. A primeira coisa que você deve fazer é imantar a agulha, passando o imã, no mesmo sentido por cima da agulha por alguns segundos.
  2. Depois você recorta um pedaço de papel e coloca sobre a água, ao passo que você coloca a agulha imantada em cima do papel.
  3. Quando o papel afundar, a agulha parar de se mexer por cima da água, você vai perceber que ela aponta para o norte e para o Sul.

Confira o vídeo

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas