Como funciona a respiração humana

Gostou? Seja +1!

Categoria: Curiosidades
Postado em:
Home » Curiosidades » Como funciona a respiração humana





Como funciona a respiração humana

A importância da respiração

A RESPIRAÇÃO TEM o duplo objetivo de facilitar as células do organismo à entrada do oxigênio que se encontra no ar atmosférico e de expulsar o gás carbônico presente no corpo.

Como funciona a respiração humana

Esse intercâmbio se realiza nos pulmões, particularmente nos alvéolos, e o sangue é o veículo encarregado de transportar os dois gases entre os pulmões e as células.

O sangue chega aos pulmões através das duas ramificações da artéria pulmonar, que procede do ventrículo direito do coração; este sangue foi coletado em todo o organismo pelo sistema venoso e introduzido no coração pelas veias cavas.

Uma vez nos pulmões, a artéria pulmonar direita e a artéria pulmonar esquerda dividem-se, primeiro em pequenas ramificações arteriais e, depois em capilares que rodeiam os alvéolos.

Quando o sangue circula por estes capilares, cede o gás carbônico que contém, que passa aos alvéolos e é eliminado na respiração; ao mesmo tempo, o oxigênio que se encontra nos alvéolos é captado pelo sangue.

sistema cardiovascular

Uma vez enriquecido por este oxigênio, o sangue volta ao coração através das veias pulmonares e dali distribui-se à circulação geral do organismo através da artéria aorta.

Para que o ar possa entrar e sair dos pulmões é preciso que estes se movam. Contudo, os pulmões são órgãos passivos aos quais a caixa torácica imprime movimento através dos músculos intercostais e diafragma, que são os verdadeiros elementos ativos da respiração.

Inspiração e expiração

Os movimentos respiratórios são dois: a inspiração e a expiração. No movimento inspiratório, a caixa torácica se desloca para frente e para cima e o diafragma desce, ao mesmo tempo em que os pulmões se dilatam e o ar penetra em seu interior. No movimento expiratório, que é passivo, a caixa torácica desce e o diafragma relaxa, ao mesmo tempo em que o ar é expulso para fora.

Frequencia respiratória

A frequencia respiratória ou número de respirações por minuto é regulada por impulsos nervosos que procedem do centro respiratório, lá no cérebro. O centro respiratório é estimulado por via reflexa, embora também possa sê-lo por influência voluntária.

Além do controle nervoso reflexo, há um controle químico que regula a intensidade da respiração segundo a quantidade de gás carbônico ou oxigênio existente no sangue. O estado psíquico, como a raiva ou emoções distintas, e os estímulos sensitivos de diferentes tipos têm também algum tipo de influência sobre a intensidade da respiração.

Números de respirações por minuto

A frequencia respiratória varia de pessoa para pessoa; a prequencia media é de 16 a 20 movimentos respiratórios por minuto, embora os recém nascidos e as crianças pequenas tenham uma frequencia respiratória um pouco mais elevada. As variações importantes na frequencia respiratória tem sua origem em diversas causas.

Chama-se bradipneia a baixa frequencia respiratória e traquipneia a frequencia respiratória acelerada.

Fonte: Sobre vida volume 1

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes