Você está em: Clikaki »   Educação » Ciências » Como funciona o ciclo da água

Como funciona o ciclo da água

Natureza

A água é sem sombra de dúvidas um dos elementos mais importantes para a sobrevivência de todos os seres vivos da Terra. O ciclo da água é algo que acontece todos os dias sem que você se dê conta e é algo que garante não só a água limpa para nós, como também rega as plantas e regula o clima.

ciclo-da-água

A água é sem sombra de dúvidas um dos elementos mais importantes para a sobrevivência de todos os seres vivos da Terra.

O ciclo da água é algo que acontece todos os dias sem que você se dê conta e é algo que garante não só a água limpa para nós, como também rega as plantas e regula o clima.

Para que o ciclo da água aconteça é necessário que aconteça três passos: Evaporação, Precipitação e Escoamento.

Como se trata de um ciclo é impossível dizer onde esse processo começa, mas para dar seqüência ao artigo vamos começar com a evaporação.

A evaporação acontece quando a água passa do estado sólido para o líquido

A evaporação é a principal causa da criação de nuvens no céu

A evaporação da água dos oceanos e rios faz com que o líquido se torne gasoso e suba até a céu, onde irá se condensar, se tornando uma nuvem. Além das águas dos oceanos e rios, a transpiração das árvores e plantas, bem como do solo também evaporam e sobem ao céu. Esse é o primeiro passo: a evaporação da água para o céu.

Lá no céu, a água ainda chega no estado seu estado gasoso, mas com passar do tempo, por causa do clima gelado, volta a se tornar líquido. Algumas gotículas vão então se juntando, até que a nuvem se sobrecarregue demais e aconteça o segundo fenômeno para o ciclo da água: a precipitação.

A precipitação é responsável por retornar a maior parte da água doce

A precipitação é responsável por retornar a maior parte da água doce do planeta

A precipitação é definida pela meteorologia como qualquer queda de água do céu, como a chuva, a neve e também a chuva de granizo.

Você sabia que a precipitação é a grande responsável por retornar a água limpa e doce para Terra? Através da chuva, todo ano, se obtém uma taxa de aproximadamente 107 Tt de água doce.

Agora que a chuva acabou ela pode seguir por dois caminhos: ela pode tanto se infiltrar e formar um aquífero embaixo da terra, como também pode simplesmente chegar até um rio ou retornar para o oceano.

A etapa de escoamento é responsável por conduzir de volta a água até os rios e mares.

O escoamento é responsável por conduzir de volta a água até os rios e mares.

O ciclo da água é muito importante. Ela faz a regulação do clima; regula os fluxos de água; recicla os nutrientes; rega as plantas; e pela força das águas pode produzir energia. Quanta água é reciclada por ano? Segundo estimativas, o suficiente até que todos os continentes — se nivelados — ficassem cobertos por quase um metro de água!

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas