Você está em: Clikaki »   Variedades » Curiosidades » Como funciona o código de barras?

Como funciona o código de barras?

Código binário

Após descobrir como o código de barra funciona você nunca olhará para ele com os mesmos olhos

Descubra aqui como funciona o tão usado código de barras.

Descubra aqui como funciona o tão usado código de barras (Foto: Reprodução)

Grande parte dos produtos que compramos em lojas e super mercados vêem com um códigos de barra, e com certeza você já deve ter se perguntado como esse mecanismo funciona. Porém, a resposta é muito mais simples que do parece, pois na verdade os códigos de barras são um sistema organizado de classificação, criado a partir de combinações numéricas representadas pelas listras pretas e brancas.

Se você conhece um pouco de computador, certamente já deve ter ouvido falar no código binário, então fique sabendo também que ele é o princípio por trás dos códigos de barra. As listras representam uma sequência de zero a um. Ao passar o leitor sobre o código, um número inteiro é enviado ao computador, daí basta ele consultar a sua base de dados para mostrar o resultado exato do produto.

Para uma melhor compreensão, a primeira coisa a se saber é que um código de barras é dividido em 95 partes de mesmo tamanho, brancas ou pretas. Sendo assim, o computador lê o código identificando se uma coluna têm cor ou não, atribuindo números zero e um para cada uma delas – zero para as brancas e um para as pretas, resultando assim em um número de 95 dígitos.

As listras escondem um código binário que é decifrado pelo computador.

As listras escondem um código binário que é decifrado pelo computador (Foto: Montagem)

Porém o que da real sentido a tudo é o padrão atribuído à sequência, pois o número é dividido em 15 seções, em que três são os limites laterais e o centro do código. Já as outras 12 restantes, com sete dígitos cada, são agrupadas em duas partes, uma à esquerda e outra à direita. Graças a isso, a máquina consegue, por exemplo, descobrir quando o código está ao contrário.

Além disso, sempre o primeiro número da esquerda será ímpar, e da direita par. Sendo assim, ao ler da esquerda para a direita, o computador pode antes de processar o código ele pode inverter a ordem e enviar a informação gráfica para a tela, que são o nome, fabricante, descrição do produto e é claro o preço. O código de barras também possui um dígito de verificação que o computador usa para validar o scan, mas para compreende-lo corretamente é necessário entender um pouco da matemática usada no mecanismo.

Por fim, o computador verifica os números no rodapé do código de barras e faz um cálculo para saber se tudo ocorreu corretamente. O resultado é comparado com o código de verificação, se o valor for igual, a informação é enviada à tela, já se for diferente, o cálculo é refeito ou uma mensagem de erro é exibido.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas