Você está em: Clikaki »   Variedades » Curiosidades » Como funciona o conclave

Como funciona o conclave

Papado

A escolha do novo papa acontece dentro da capela cistina, no Vaticano e acontece através do conclave

Conclave

O conclave é convocado quando há a necessidade de se eleger um novo Papa. (Foto: Reprodução)

A palavra conclave vem do latim e quer dizer “com chaves”. Quando um papa morre ou renuncia ao cargo é convocado o conclave. Cardeais são convocados de todos os cantos do mundo para ficarem cativos até que um novo papa seja escolhido.

A escolha do novo papa acontece dentro da capela cistina, no Vaticano. Só podem votar os cardeais que tem menos de 80 anos, com no máximo 120 eleitores, onde cada um tem o seu voto secreto. O conclave que escolheu o Papa Franscico I, teve apenas 115 cardeais aptos a votar.

Dentro da capela cistina você não encontra outras pessoas além dos cardeais que vão votar. Num sorteio, três cardeais (escrutinadores) ficam responsáveis pela contagem dos votos, outros três cardeais (revisores) ficam responsáveis pela recontagem dos votos e mais um terceiro grupo de cardeais (infirmarii) fica responsável por recolher os votos dos cardeais ausentes.

Todos que estão dentro da capela cistina podem ser votados, mas não podem votar em si mesmos. Em um papel, cada um dos cardeais escreve a mão o nome do seu escolhido. Em seguida, todos colocam o papel do voto dentro da urna que fica sobre o altar.

No primeiro dia, apenas uma votação é realizada. Se um nome receber 2/3 dos votos, o novo papa já foi escolhido. Senão, são realizados nos dias seguintes até quatro votações por dia. Se mesmo assim, nenhum papa conseguir vencer a eleição, a partir da 34ª rodada, a disputa passa a ser pelos 2 cardais mais votados. A escolha só termina quando um dos cardeais consegue pelo menos 2/3 dos votos.

Os nomes são lidos em voz alta. Depois, jogam os papeis da votação dentro de uma fornalha, que fica montado dentro da capela cistina. Uma espécie de liquido é jogado também na água para colorir a fumaça que sai da chaminé. Se a fumaça for branca, o papa foi eleito, se for preta, a votação ainda está em andamento.

Fumaça branca

A fumaça branca indica que um novo Papa foi escolhido. (Foto: Reprodução)

O eleito é consultado pra ver se aceitar o papado. Se ele aceitar, ele escolhe o nome que deseja usar. O anuncio oficial é feito pelo cardeal mais antigo que diz: “Habemus papa”, que significa, “Temos um Papa”.

Assim se encerra a votação e o papa aparece na varanda da Basílica de Pedro para dar a sua primeira aparição.

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas