Como funciona o coração humano

Gostou? Seja +1!

Categoria: Saúde
Postado em:
Home » Saúde » Como funciona o coração humano





Descubra como funciona o coração e o que pode atrapalhar seu desempenho

Ele trabalha sem que você se dê conta de que isso está acontecendo e exerce uma importante função no organismo: levar oxigênio a todas as células dos órgãos e tecidos e recolher o gás carbônico – uma perfeita sincronia entre os batimentos cardíacos e respiração que garante a vida. Entenda o papel do coração e porque ele merece atenção especial.

O funcionamento

Através das artérias, que se ramificam em vasos cada vez menores chamados capilares, o sangue, que veio dos pulmões e absorveu oxigênio através da respiração,  é bombeado pelo coração e chega aos tecidos, liberando oxigênio para as funções vitais. Nesse momento, ocorre um troca: o sangue, ao liberar oxigênio, recebe o gás carbônico que estava nos tecidos. Os capilares levam esse sangue, carregado de gás carbônico e pobre em oxigênio até as veias, que o transportam de volta ao coração. Em seguida, ele é levado aos pulmões para liberar gás carbônico (momento em que o ar é expirado) e receber oxigênio novamente (inspiração). O processo é então reiniciado.

Problemas na engrenagem

Para que o sangue circule por todo o corpo, o coração exerce contrações involuntárias, os batimentos, que empurram o sangue para as artérias. A cada batimento, o sangue passa por todas as veias do corpo, volta ao coração, recebe oxigênio nos pulmões e libera gás carbônico.

Quando há algum impedimento nessa circulação, como por exemplo, as placas de gordura nas artérias que interrompem a passagem do sangue, o coração sofre uma sobrecarga.

Dependendo da gravidade da situação, o órgão pode responder com anginas (dores no peito), infartos ou mesmo com a falência total.

De olho na manutenção

Temos artigos para você conferir como o colesterol alto, a pressão alta, a diabetes, o estresse e hábitos incorretos de fumar, ter uma alimentação desregulada e consumir bebidas alcoólicas em excesso prejudicam o bom funcionamento de seu coração.

Informe-se, preste atenção nas dicas e adote um estilo de vida mais saudável. Consultar um especialista para fazer uma avaliação periódica também é essencial.

Só assim é possível evitar que essa máquina pare de funcionar de uma hora para outra.