Você está em: Clikaki »   Variedades » Dicas » Como gastar menos energia elétrica

Como gastar menos energia elétrica

Consumo elétrico e impactos causados na natureza Saber como as ações cotidianas refletem no mundo, seja na forma de como se consome recursos naturais ou produtos e serviços, é o ponto de partida para a adoção de mudanças simples no dia a dia. Esta atitude contribui para a redução dos impactos causados na natureza. A […]

Consumo elétrico e impactos causados na natureza

Saber como as ações cotidianas refletem no mundo, seja na forma de como se consome recursos naturais ou produtos e serviços, é o ponto de partida para a adoção de mudanças simples no dia a dia.

Esta atitude contribui para a redução dos impactos causados na natureza.

Energia EletricaA geração de energia elétrica sempre traz algum impacto negativo ao meio ambiente, mas precisa ser mantida, enquanto são desenvolvidas técnicas para a utilização de fontes de energia renováveis e de menor impacto para o planeta.

Até que isso ocorra, ações ambientais sustentáveis podem ser adotadas no ambiente doméstico como, por exemplo, a utilização racional de energia elétrica.

Ao utilizar a energia de maneira correta, você economiza na conta e ajuda na preservação das reservas ambientais. Alguns cuidados simples ao utilizar os aparelhos elétricos, que são responsáveis por uma boa parte do consumo de energia, podem colaborar para combater o desperdício.

Como gastar menos energia elétrica:

Prefira eletrodomésticos, motores e lâmpadas que tenham o selo do PROCEL, pois são mais eficientes e gastam menos energia.

O consumo de energia dos equipamentos em stand by (modo espera) é significativo, por isso evite deixar aparelhos nesta condição. Por exemplo: Aquela luzinha que fica acesa da televisão

Evite usar benjamins, extensões e “T’s”. O acúmulo de ligações numa tomada pode causar seu aquecimento, aumentar as perdas elétricas e os riscos que a sobrecarga oferece.

o Sempre que possível, facilite a entrada de luz natural nos ambientes. Abra as cortinas e deixe o sol iluminar a casa para não acender lâmpadas desnecessariamente.

Procure pintar as paredes com cores claras e tenha um bom projeto de isolamento térmico. Utilize ventilação apropriada, circuitos elétricos bem dimensionados e formas de aquecimento de água adequadas à sua necessidade.

Prefira utilizar lâmpadas fluorecentes que são mais eficientes, têm maior durabilidade e são mais econômicas que as incandesentes.

Forno micro-ondas: não obstrua a saída de ar do aparelho para obter o máximo rendimento e impedir o superaquecimento. Deixe-o desligado se não estiver utilizando.

Geladeira e freezer: mantenha a borracha de vedação em bom estado e não use suas serpentinas para secar roupas.

Seja consciente, economize energia

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas