Você está em: Clikaki »   Variedades » Dicas » Como manter um aquário sempre limpo

Como manter um aquário sempre limpo

Limpeza

Muitas pessoas que possuem um aquário com peixes em casa acabam não sabendo cuidar dele corretamente e se você não cumprir com algumas regras de se ter um aquário o seu peixe poderá morrer...

Manter o aquário limpo requer um pouco de tempo. (Foto: Reprodução)

Manter o aquário limpo requer um pouco de tempo. (Foto: Reprodução)

Muitas pessoas que possuem um aquário com peixes em casa acabam não sabendo cuidar dele corretamente e se você não cumprir com algumas regras de se ter um aquário o seu peixe poderá morrer e com certeza ninguém quer ver o fim de um aquário de uma maneira tão trágica.

Mas se você pensa que só pelo tanque estiver cheio, o peixe alimentado e só de você estar trocando a água do aquário raramente, você esta cuidando bem dele? Não, pois fazendo isso o sistema de filtragem do seu aquário não irá conseguir manter a qualidade necessária da água para que o peixe possa viver. Então se você pretende mesmo cuidar de um peixe somente essas três coisas não funcionaram, pois eles precisam de mais cuidados.

Se engana quem pensa que cuidar de um aquário é difícil e dá muito trabalho, pois existe uma manutenção básica que pode ser feita em pouco tempo(menos tempo se o seu aquário estiver montado corretamente).

Então o primeiro passo para ter um bom aquário é criar o hábito de olhar o seu peixe todos os dias (ou pelo menos a cada dois dias), pois assim você poderá checar a temperatura da água e ver se ela esta correta ou não.

A limpeza e o cuidado com um aquário dependem da quantidade de peixes que você possui, da alimentação deles e a troca de água.

Não é só trocar a água do tanque

A limpeza e o cuidado com um aquário dependem da quantidade de peixes que você possui, da alimentação deles e a troca de água. (Foto: Reprodução)

Tente pelo menos uma vez por semana limpar o vidro principalmente a parte de dentro. Substitua de 10% a 15% de água por semana ou a cada dez dias. Não se esqueça que a manutenção semanal depende da quantidade de água, peixes, da alimentação do peixe e dos cuidados que você toma com o aquário.

Quanto mais peixes, maior o trabalho, se os seus peixes forem grandes, maior a quantidade de água na hora de substituí-la.

Uma ótima coisa na hora de montar um aquário é comprar um peixe “faxineiro”, pois ele ajuda a manter o aquário limpo. Um acessório muito importante na hora de trocar a água do aquário é o sifonador.

O sifonador é uma mangueira que é feita especialmente para fazer a limpeza da água.

Não basta manter limpo o aquário do peixinho, você também tem que tomar cuidado com bactérias para que seu peixe fique livre de doenças.

Dicas para alimentação dos peixes e decoração do aquário:

  • Na hora de alimentar os peixe, acenda a iluminação que deve ser colocada uniformemente no aquário e espere uns 10 minutos antes de começar a alimentar eles.
  • Não desligue a luz sem alimentá-los. Se você tiver uma quantidade grande de peixes, os maiores vão acabar comendo os menores e por isso você deve dar comida a eles antes de desligar a iluminação.
  • Tente não ficar só com o arroz e feijão também, coitados. É bom ter uma misturinha de vez em quando, então tenha duas ou três tipos de rações para dar o que comer a seus peixes.
  • Nunca coloque objetos dentro aquário que não sejam naturais.
  • Determinados peixes curtem um fígado de vez em quando, mas suja o aquário.
  • Para os herbívoros, folha de alface é muito bom para eles.
  • Aquelas lâmpadas escandecentes esquentam um pouco mais a água, tome cuidado com elas.
  • Além dos peixes faxineiros, os caramujos também fazer uma boa limpeza. Só não deixa crescer demais o número deles.

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas