Você está em: Clikaki »   Saúde » Como medir a pressão arterial

Como medir a pressão arterial

Podemos definir pressão sanguínea, de modo simplificado, como a força que o sangue exerce contra a parede dos vasos sanguíneos, como resultado da força gerada na contração dos ventrículos... Veja mais sobre a pressão arterial.

Pressão Arterial

O que é pressão arterial…

Podemos definir pressão sanguínea, de modo simplificado, como a força que o sangue exerce contra a parede dos vasos sanguíneos, como resultado da força gerada na contração dos ventrículos.

Quando o sangue é expulso de um ventrículo, ele é forçado contra as paredes das artérias. As artérias de grande calibre ramificam-se em artérias cada vez menores, até formar as arteríolas, onde o sangue terá de passar mais lentamente e com menor pressão. Assim, as artérias de maior calibre sofrem uma distensão de suas paredes para acomodar todo o sangue isso pode ser percebido quando sentimos os movimentos de uma artéria. A pressão sanguínea em capilares e veias é muito baixa e não pode ser percebida por pulsação, em condições normais.

Apesar das variações na intensidade da pressão do sangue em diferentes partes do organismo, a medida da pressão arterial é tomada como uma medida da pressão sanguínea.

Como medir a pressão arterial…

A expressão 12 por 18 é uma simplificação de 120/8. O maior valor corresponde à pressão do sangue nas artérias durante a contração dos ventrículos, a sístole. Em um homem adulto e saudável, o valor 120 milímetros de mercúrio é considerado normal, mas são possíveis variações. A unidade “mmHg” significava que a pressão sistólica de 120 produz uma força capaz de levantar uma coluna de mercúrio em 80 mm.

A pressão arterial pode ser medida manualmente com um aparelho chamado esfigmomanômetro, composto de uma bolsa que pressiona o braço, comprimindo as artérias dessa região, e de um mostrador que indica valores de pressão sanguínea. Para fazer as medidas da pressão sistólica e diastólica, o profissional utiliza um estetoscópio e, com esse aparelho, é possível ouvir um ruído rítmico que lhe permite definir a pressão sistólica, a partir do momento em que não se ouve mais o ruído, tem-se a pressão diastólica.

Somente um médico é capaz de avaliar corretamente os valores que podem ser considerados normais da pressão arterial para um indivíduo, pois esses números sofrem alterações de acordo com a idade, sexo, se a medida é feita em pé, sentada, deitada.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas