Você está em: Clikaki »   Variedades » Dicas » Como melhorar a memória

Como melhorar a memória

Cérebro

Nosso cérebro como um todo contem mais de 100 bilhões de neurônios que armazenam milhares de coisas por segundo.

memoria-humana

A memória é uma das funções mais importantes do cérebro sem ela a vida não teria sentido nenhum.

Porque as formigas se lembram de onde estocam sua comida para o inverno meses antes dele chegar? Como esquilos podem recordar aonde enterraram suas nozes e nós às vezes esquecemos em tão pouco tempo aonde deixamos nossas chaves? De fato muitas pessoas reclamam de ter memória fraca e esquecer as coisas facilmente, porém o cérebro humano tem uma capacidade incrível de aprender as coisas e depois lembrá-las. O segredo disso tudo é usar sua memória ao máximo.

”A memória é essencial para nossa vida sem ela não teríamos recordações e acordaríamos todos os dias vendo um estranho no espelho. Não sentiríamos saudades de nada, nem de ninguém, não teríamos aprendizado, muito menos construiríamos planos para o futuro. Tudo seria vazio e sem sentido. ” – Cláudio Rodrigues, médico neurologista.

Nosso cérebro como um todo conte mais de 100 bilhões de neurônios que armazenam milhares de coisas por segundo, isso prova que temos potencial absoluto para processar e reter uma vasta quantidade de informações, mas o problema é recordar delas quando precisamos. Nossa memória é uma das funções mais complexas do cérebro humano, uma vez que afetada ela pode atrapalhar nosso desenvolvimento social com outros, em seu processo ela passa por três estágios: A codificação, a retenção e a recuperação.

neoronios

Existem diversos métodos que ajudam a melhorar a memória.

A codificação acontece quando nosso cérebro recebe a informação, a retenção é responsável por registrar a informação, já a recuperação é quando buscamos na memória e recuperamos essa mesma informação, porém é importante saber que esses três fatores sempre trabalham juntos, isso quer dizer que se um deles falhar, automaticamente ocorre um erro em nossa mente que atrapalha nossas recordações, por isso o ideal para sempre ter uma boa memória é usar ela em longo prazo. Veja algumas orientações que ajudarão você a fazer isso.

Repouso: Tenha um bom descanso durante a noite e durma o suficiente. É durante o sono que o cérebro armazena as informações na memória, tente estabelecer a rotina de dormir no mínimo 8 horas por noite.

Permaneça tranquilo: Enquanto estuda ou trabalha procure relaxar e esteja bem descansado. O estresse libera substâncias que pode atrapalhar os nervos do cérebro.

Pratique novas habilidades: É de grande estimulo para sua memória aprender um novo idioma, tocar um instrumento musical ou criar a rotina diária de sempre ler algum jornal, livro etc.

Remédios: Evite medicamentos para dormir, use os somente com orientação médica.

Cuidado com bebidas alcoólicas e cigarros: O excesso de álcool interfere na memória e o cigarro reduz o oxigênio do cérebro.

Esteja sempre atento: Grandes falhas de memória ocorrem por falta de atenção. Quando você compreende bem uma ideia provavelmente se lembrará dela com mais facilidade depois. Por isso desenvolva interesse pelo assunto e lembre-se que precisa aprender sobre ele mais tarde.

Exercícios físicos e boa alimentação: Praticar atividades físicas ajudam na memorização, a alimentação influência na capacidade de memorização. Opte por alimentos de boa digestão e em uma quantidade moderada. A má digestão desloca o fluxo sanguíneo para os intestinos e o cérebro fica mais lento e preguiçoso, não se esqueça de beber bastante água, pois é um excelente hidratante para todo o seu organismo.

Aprenda técnicas mnemônicas: é uma método milenar usado por muitos para decorar informações maior complexidade como tabuadas, tabelas periódicas, formulas matemáticas, etc. Uma boa regra mneumônica pode carregar uma informação por uma vida inteira. A mesma poderá ser usada a qualquer outro tipo de informação, durante o dia-a-dia, facilitando a recuperação da memória.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas