Você está em: Clikaki »   Saúde » Como não ficar estressado

Como não ficar estressado

Ele trabalha sem que você se dê conta de que isso está acontecendo e exerce uma importante função no organismo: levar oxigênio a todas as células dos órgãos e tecidos e recolher o gás carbônico – uma perfeita sincronia entre os batimentos cardíacos e respiração que garante a vida.

Se for intenso durar muito, pode provocar pressão alta.

O estresse é uma reação do organismo, que se prepara para se defender ou fugir de uma situação de forte tensão. Quando isso acontece, o corpo libera substancias bioquímicas, como a adrenalina que aumentam os batimentos cardíacos para mandar mais oxigênio para os músculos e, com isso, a pressão arterial pode subir, colocando em risco a saúde do coração.

O perigo surge quando os índices de adrenalina não voltam ao normal, ou seja, os momentos estressantes se tornam frequentes e de forte intensidade, deixando o organismo sempre em estado de alerta. Aí, o estresse se instala, tornando-se uma doença crônica que pode desencadear ou afirmar que pessoas estressadas e ansiosas têm mais chances de ter problemas do coração, como infartos e anginas.

Estresse e outras doenças.

As causas para um forte estresse são variadas, como a falta de dinheiro, pressão no trabalho, brigas, transito congestionado, entre outras. Dependendo da importância que os momentos de tensão têm na vida de alguém, o organismo passa a exigir mais cuidados e fica debilitado. Os sintomas iniciais do estresse, como dor de cabeça. azia, irritabilidade,falhas na memória, poderão agravar do coração, doenças como ulcera e de pressão.

Combinação perigosa: estresse e obesidade

Pessoas estressadas engordam com mais facilidade. Alem de ficarem mais ansiosa e descontarem as emoções na comida o organismo da pessoa estressada produz cortisol, substancia que aumenta o apetite e a produção de células de gordura. Essa substância também impede a queima de gorduras que já estavam no organismo. Assim, o estresse facilita, e muito, o ganho de peso, e a obesidade, por sua vez, elevam as taxas de colesterol ruim (LDL) e os riscos de ter pressão alta.

Proteja o seu coração!

É comum as pessoas passarem por momentos estressantes. O perigo é sua intensidade e duração. Por isso, é importante saber como enfrentar e combater as situações difíceis. Veja como se livrar desse mal e manter a saúde em dia.

– Pratique exercícios físicos regularmente. Eles são capazes de estimular a produção de endorfinas, substancia que tem propriedades calmantes e analgésicas, ótimas para ajudar a diminuir a tensão muscular, a relaxar e a aliviar o estresse.

– Não prolongue demais a sua jornada de trabalho e reserve um tempo para os momentos de lazer.

– Faça refeições saudáveis e balanceadas para fortalecer sua saúde e proteger seu coração.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas