Como o IBOPE mede a audiência

Gostou? Seja +1!

Categoria: Curiosidades
Postado em:
Home » Curiosidades » Como o IBOPE mede a audiência





Instituto Brasileiro de Opinião Publica e Estatísticas ou simplesmente IBOPE, é uma empresa do Brasil que visa fazer pesquisas de vários assuntos do país.

No ano de 1942 o IBOPE foi criado por Auricélio Penteado que na época era um radialista e dono da rádio paulista Kosmos em que trabalhava. Naquele ano Aurélio decidiu fazer uma espécie de pesquisa que havia aprendido nos Estados Unidos com George Gallup e que visava saber sobre a audiência das rádios de São Paulo.
Depois de medir a audiência das rádios, Auricélio viu que a sua rádio não estava entre as mais ouvidas. E a partir daí ele começou a se dedicar somente as pesquisas. Mas na década de 50 o radialista acabou deixando a empresa nas mãos de diretores.
Em 1977 foi a vez de Paulo de Tarso Montenegro assumir o cargo de presidente da empresa e depois de alguns anos ele resolveu chamar seus filhos Carlos Augusto Montenegro e Luis Paulo Montenegro para começar a trabalhar na empresa.

No final dos anos 70 a empresa começou a realizar pesquisas de boca-de-urna e assim conseguia antecipar os resultados das eleições. Nos anos 90 o IBOPE resolveu se associar a outras empresas de vários países como, por exemplo: México, Colômbia, Venezuela, Equador, Chile, Argentina, Peru, etc. e com isso o IBOPE cresceu cada vez mais.
Depois de várias pesquisas a empresa resolver fazer uma parceria com o grupo WPP, que é uma das maiores empresas de comunicação do mundo. Mas você deve estar se perguntando: Como o IBOPE consegue contar a audiência? Em todas as cidades são feitos sorteios para descobrir em qual casa será instalado o aparelho que consegue identificar qual canal que esta sendo assistido, assim é feita a contagem da audiência dos programas de televisão.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes