Você está em: Clikaki »   Saúde » Alimentação » Como o organismo reage diante da falta de alimentos?

Como o organismo reage diante da falta de alimentos?

Fome

É claro que no começo sentimos muita fome. Mas, e se nos deixarmos de alimentar de uma vez e só bebermos água?

No terceiro dia de jejum completo a sensação de apetite desaparece.

No terceiro dia de jejum completo a sensação de apetite desaparece.

Quando a privação de alimentos é completa, a disponibilidade de água desempenha um papel muito importante – uma pessoa chega a morte por desidratação em menos de 10 dias. Em pessoas magras, o armazenamento de água lhes permite sobreviver por até 40 dias, pois nesta situação de jejum, o organismo metaboliza as gorduras para obter energia e quando estas acabam, metabolizam as proteínas do tecido muscular.

A sensação de apetite desaparece no terceiro dia de jejum completo, diminuindo as funções orgânicas, a freqüência cardíaca e a pressão arterial. A morte geralmente é causada por choque cardíaco como conseqüência da degeneração da musculatura do coração.

O que acontece aos indivíduos afetados por uma má nutrição crônica?

O primeiro sintoma que aparece é a perda progressiva de peso. Enquanto esta não ultrapassa 30% de seu peso teórico, o processo é recuperável, mas quando chega aos 50% a recuperação é praticamente impossível. O coração sofre diretamente as conseqüências da má nutrição, com a diminuição da frequência cardíaca e a pressão arterial.

São freqüentes as infamações na boca, as diarreias, as alterações hepáticas e a tuberculose pulmonar. Estes doentes apresentam também deficiência vitamínica, descalcificação óssea, pele seca com a perda da sua elasticidade normal e cabelo quebradiço com tendência de queda, seu caráter costuma ser introvertido. Uma manifestação tardia é o chamado edema da fome, que consiste numa inchação generalizada que se produz pelo depósito de água nos tecidos devido à falta de proteínas.

Em que consiste o tratamento?

No caso de anorexia nervosa, em geral a psicoterapia é de grande ajuda, mas é fundamental voltar a alimentar-se fazendo com que tome pequenas quantidades de comida seguidamente. As vezes, é conveniente a internação em um centro hospitalar.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas