Você está em: Clikaki »   Variedades » Curiosidades » Como ocorre a chuva?

Como ocorre a chuva?

Ao contrario do que muitos pensam, a verdadeira fonte da chuva é a água do mar e não de rios e lagos. O sol forte faz com que 400 mil quilômetros de água sejam evaporados todos os anos do mar e se tornem chuva... Veja como ocorre exatamente o ciclo da água.

Como ocorre a chuva

Mesmo no inverno é comum existir dias quentíssimos no Brasil. Mas normalmente no verão é quase impossível de aguentar a temperatura. A frase mais escutada em dias assim é: “Bem que deveria cair uma chuva para refrescar”.

Mas afinal, como acontece a chuva?

Ao contrario do que muitos pensam, a verdadeira fonte da chuva é a água do mar e não de rios e lagos. O sol forte faz com que 400 mil quilômetros de água sejam evaporados todos os Ciclo da águaanos do mar e se tornem chuva.

A primeira coisa que pensamos quando observamos esses dados é: Se a água do mar é salgada, como que a chuva abastece rios e lagos e ainda pode ser consumida? Mas a resposta pra isso é fácil, a partir do momento que a água é evaporada ela perde o sal e se torna potável.

Esse vapor se junta em milhões de partículas microscopias de água e até se tornarem grandes o suficiente para se transformarem em uma gota, elas permanecer no núcleo das nuvens. Mas esse processo é longo e pode demorar horas ou até dias, pois para essas minúsculas partículas ficarem do tamanho de uma gota elas precisam crescer e muito.

Depois de prontas, as gotas enchem as nuvens e fazem com que ela não suporte e as deixe cair no solo e enchendo rios, lagos e represas.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas