Você está em: Clikaki »   Educação » Como ocorreu as grande navegações portuguesas e o descobrimento da América

Como ocorreu as grande navegações portuguesas e o descobrimento da América

Saiba como ocorreu as grande navegações portuguesas e o descobrimento da América.

Saiba como ocorreu as grande navegações portuguesas e espanholas e o descobrimento da América

Os italianos, especialmente de Gênova e Veneza, dominavam o comércio das especiarias, vegetais utilizados para aromatizar e conservar os alimentos, como o cravo, a pimenta, a canela, a noz-moscada, entre outros. Esses produtos era encontrados em países como Índia e a China. Com a queda de Constantinopla e a conquista de muitos territórios da Ásia e Europa pelos muçulmanos, ficou mais difícil obter produtos do Oriente. Era preciso encontrar novas rotas para o comercio de especiarias. Os portugueses e os espanhóis se interessaram por esse comércio e buscaram descobrir um caminho alternativo. Navegaram então pelo Oceano Atlântico, contornando o Sul da África.

Portugal

Portugal, pela sua localização geográfica, por dominar técnicas de fabricação de embarcações e ainda por contar com um centro de pesquisas sobre navegação, a Escola de Sagres foi o pioneiro nas grandes navegações. Muitas viagens pelo atlântico foram feitas pelos portugueses para atingir as Índias, entre elas destacam-se:

1488 – Bartolomeu Dias Chegou ao Cabo da Boa Esperança.
1498 – Vasco da Gama descobriu o caminho marítimo para as Índias
1500 – Pedro Álvares Cabral descobriu o Brasil.

Espanha

Antes de Vasco da Gama chegar às Índias, o italiano Cristóvão Colombo, a serviço da Espanha, se propôs a atingir as Índias navegando pelo Ocidente, baseado no conceito de que a Terra fosse redonda. Em 12 de outubro de 1492, chegou à América, acreditando que havia atingido as Índias. Somente com a visita do explorador italiano Américo Vespúcio à terra descoberta por Colombo foi descoberto por engano. O novo continente foi batizado de América em homenagem a Vespúcio.

Tratado de Tordesilhas

Na disputa por essas terras americanas estabeleceu-se um conflito entre espanhóis e portugueses. Em 1494, um acordo foi assinado para divisão dessas terras, o chamado Tratado de Tordesilhas. Um meridiano imaginário, situado 370 léguas a oeste das ilhas de Cabo Verde, definia que

– as terras a leste desse limite era de Portugal
– as terras a oeste pertenceriam à Espanha

As terras de Portugal foram dividas entre Capitanias Hereditárias, mas isso é outra história que você pode ler clicando aqui.

Concluindo…

Qualquer sociedade sente a necessidade de conhecer suas origens bem como um pouco mais da sua história e, em uma parte da nossa, se resume assim:

Na intenção de comercializar com as Índias nosso continente foi descoberto pelos europeus.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas