Você está em: Clikaki »   Atualidades » Concursos » Como organizar seu estudo para um concurso

Como organizar seu estudo para um concurso

Esforço

Os concursos públicos tem se tornado cada vez mais disputados, por isso é necessário muito esforço e dedicação para alcançar o grande objetivo que é ser aprovado

O cansaço mental atrapalha os estudo, por isso é necessário um tempo de intervalo

O cansaço mental atrapalha os estudo, por isso é necessário um tempo de intervalo

Passar em um concurso público é o que grande parte dos trabalhadores gostariam, afinal quem não quer segurança e estabilidade onde trabalha? Porém para se alcançar esse objetivo existe um longo e difícil caminho a ser percorrido, onde a organização e vontade são as chaves para o sucesso.

O primeiro passo a se tomar é criar um cronograma com início no dia que você começar a estudar e término o dia da prova, é importante separar cada dia em horas e marcar as horas que você tem livre no dia. Depois disso é necessário organizar cada matéria que vai ser estudada no dia e deixar um tempo de descanso também ajuda, procure mesclar as matérias de exatas e humanas.

Uma dica importante é começar a estudar as matérias básicas que caem nos concursos (ex: português e matemática), pois muita coisa você já deve ter aprendido na escola e só será necessário refrescar sua memória. Se você tem muito tempo livre que será destinado aos estudos é aconselhado que se separe um ou dois dias para descanso, porque conforme o tempo vai passando a mente já não mantém o mesmo ritmo.

Internet é um excelente meio de estudo, nela você encontra vídeo-aulas e explicações sobre determinados assuntos e às vezes até provas dos anos anteriores do mesmo concurso que você irá fazer que poderá servir de base para saber exatamente o que normalmente cai no exame. Mas, se você acha difícil se concentrar usando a internet também existe os famosos cursinhos preparatórios que tem o ensino direcionado exatamente para pessoas que estão se dedicando aos concursos, as vantagens dos cursinhos é que ele ensinam matérias específicas e você pode tirar dúvidas imediatamente.

Porém a desvantagem dos cursinhos preparatórios é que eles são pagos, mas pense nisso como um investimento que se você se esforçar te dará um bom retorno. O melhor modo de se escolher qual curso fazer é conversar com os professores e colegas que estão estudando e até assistir uma aula sem compromisso para ver se o modo da aula te agrada.

E para finalizar não esquecer de se manter focado e lembrar sempre do seu objetivo, se não passar no primeiro quer dizer que você pode e deve melhorar em algum ponto, quanto mais concursos e provas você fizer mais experiência você estará ganhando.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas