Você está em: Clikaki »   Variedades » Curiosidades » Por que os imãs se atraem ou repelem?

Por que os imãs se atraem ou repelem?

Magnetismo

Quem nunca ficou tentando durante minutos colocar imãs que se repelem se encostarem? Aposto que você não conseguiu, mas por que?

A resposta está no campo magnético (Imagem: Reprodução)

A resposta está no campo magnético (Imagem: Reprodução)

O fato de um imã atrair ou repelir outro imã é causado pelo eletromagnetismo que foi uma teoria criada pelo físico James Maxwell para explicar a relação entre a eletricidade e o magnetismo. O principal conceito dessa teoria é do campo eletromagnético. Esse campo é o resultado do movimento de cargas elétricas, ou seja, é resultado de corrente elétrica. Ao ser associado a ímãs tem como resultado uma força eletromagnética que atraia ou repele objetos. Para se obter um campo elétrico é necessário que haja a variação do fluxo magnético, da mesma maneira a variação de um campo elétrico gera um campo magnético.

Todos os imãs possuem um lado N e um lado S, até mesmo quando são cortados ao meio (Imagem: Montagem)

Na imagem acima é possível notar que o imã de duas partes possui um campo magnético em volta de si mesmo, se esse imã for divido em duas partes ela irá continuar a ter as mesmas características de atração e repulsão. Nesse imã é possível notar o lado norte(N) e o lado sul(S) a repulsão ou a atração é resultado da combinação desses dois lados.

Atração

O lado N e o lado S se atraem (Imagem: Montagem)

Na imagem é possível notar que os dois imãs se atraem devido ao eletromagnetismo presente neles serem diferentes N e S fazendo assim que os dois imãs se juntem.

Repulsão

O lado N repele outro lado N, o mesmo vale para o lado S que repele outro lado S (Imagem: Montagem)

Neste caso é possível notar que por serem dois lados iguais as forças eletromagnéticas acabam indo para cima e para baixo fazendo com que os dois imãs não se juntem de maneira nenhuma.

5.00 avg. rating (89% score) - 1 vote

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas