Por que os imãs se atraem ou repelem?

Gostou? Seja +1!

Categoria: Curiosidades
Postado em:
Home » Curiosidades » Por que os imãs se atraem ou repelem?





A resposta está no campo magnético (Imagem: Reprodução)

A resposta está no campo magnético (Imagem: Reprodução)

O fato de um imã atrair ou repelir outro imã é causado pelo eletromagnetismo que foi uma teoria criada pelo físico James Maxwell para explicar a relação entre a eletricidade e o magnetismo. O principal conceito dessa teoria é do campo eletromagnético. Esse campo é o resultado do movimento de cargas elétricas, ou seja, é resultado de corrente elétrica. Ao ser associado a ímãs tem como resultado uma força eletromagnética que atraia ou repele objetos. Para se obter um campo elétrico é necessário que haja a variação do fluxo magnético, da mesma maneira a variação de um campo elétrico gera um campo magnético.

Todos os imãs possuem um lado N e um lado S, até mesmo quando são cortados ao meio (Imagem: Montagem)

Na imagem acima é possível notar que o imã de duas partes possui um campo magnético em volta de si mesmo, se esse imã for divido em duas partes ela irá continuar a ter as mesmas características de atração e repulsão. Nesse imã é possível notar o lado norte(N) e o lado sul(S) a repulsão ou a atração é resultado da combinação desses dois lados.

Atração

O lado N e o lado S se atraem (Imagem: Montagem)

Na imagem é possível notar que os dois imãs se atraem devido ao eletromagnetismo presente neles serem diferentes N e S fazendo assim que os dois imãs se juntem.

Repulsão

O lado N repele outro lado N, o mesmo vale para o lado S que repele outro lado S (Imagem: Montagem)

Neste caso é possível notar que por serem dois lados iguais as forças eletromagnéticas acabam indo para cima e para baixo fazendo com que os dois imãs não se juntem de maneira nenhuma.

5.00 avg. rating (88% score) - 1 vote