Você está em: Clikaki »   Atualidades » Como saber onde votar

Como saber onde votar

Como todos devem saber votação é conversa séria, pois ela foi conquistada com muito esforço por nossos antepassados e ela decide quais pessoas irão governar seu país ou sua cidade pelos próximos quatro anos. O voto consciente é a melhor maneira de eleger políticos honestos que poderão melhorar as condições de vida no lugar onde você vive e no Brasil o voto é obrigatório para qualquer cidadão entre 18 e 70 anos (pessoas que tem de 16 a 18 anos ou mais de 70 anos podem ou não votar).

Como todos devem saber votação é conversa séria, pois ela foi conquistada com muito esforço por nossos antepassados e ela decide quais pessoas irão governar seu país ou sua cidade pelos próximos quatro anos. O voto consciente é a melhor maneira de eleger políticos honestos que poderão melhorar as condições de vida no lugar onde você vive, e no Brasil o voto é obrigatório para qualquer cidadão entre 18 e 70 anos (pessoas que tem de 16 a 18 anos ou mais de 70 anos podem ou não votar). Os eleitores podem escolher entre um dos candidatos ou o voto em branco. Caso o cidadão não compareça na votação ele deverá apresentar uma justificativa pela sua ausência, se não houver uma justificativa concreta a pessoa terá que pagar uma multa. Para mostrar a gravidade de não votar em uma eleição se o eleitor não votar ou justificar o voto em três eleições seguidas ele tem seu CPF cancelado.

Uma característica muito notável nas eleições brasileiras são as urnas eletrônicas que trazem mais praticidade para o eleitor e agilidade na apuração dos votos, pois nos outros países eles ainda utilizam métodos antigos como o papel, no qual o eleitor deve comparecer no local e preencher um papel com o número do candidato. Alguns países como Paraguai e Argentina já utilizaram em diversas situações as urnas brasileiras.

Como saber o local onde votar

Grande parte dos jovens que vão votar pela primeira vez possui a mesma dúvida: Aonde vou votar? Para descobrir isso é muito simples, basta entrar no site do Tribunal Superior Eleitoral e realizar a pesquisa, que pode ser feita tanta pelo seu nome ou quanto pelo número do seu título de eleitor.

Pesquisa por nome: http://www.tse.jus.br/eleitor/situacao-eleitoral/consulta-por-nome

Pesquisa por número do título: http://www.tse.jus.br/eleitor/situacao-eleitoral/consulta-por-titulo

A consulta também pode ser realizada pelo telefone através do número (81) 400-99-400.

Vote Consciente!

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas