Você está em: Clikaki »   Variedades » Dicas » Como saber quantos pontos eu tenho na carteira de habilitação

Como saber quantos pontos eu tenho na carteira de habilitação

Online

Tomou alguma multa e quer saber quantos pontos lhe restam na sua CNH? Saiba aqui como consultar seus pontos no conforto da sua casa através da internet.

 

É necessário que você esteja sempre atento com sua quantidade de pontos para não perder a carteira.

É necessário que você esteja sempre atento com sua quantidade de pontos para não perder a carteira.

O Departamento Estadual de Trânsito, ou DETRAN é o principal órgão governamental responsável pela fiscalização e andamento do trânsito nos seus respectivos Estados. Também são responsáveis por aplicarem as multas aos maus condutores que cometem as infrações de trânsito.

O DETRAN qualifica as penalidades em quatro classes: leve, média, grave e gravíssima; cada uma delas possui o seu próprio valor em reais e a pontuação que se perde na CNH. Por exemplo, na maioria dos estados, entregar o veículo a pessoa sem usar lentes corretoras de visão, pune o proprietário do veículo em 7 pontos na carteira além da multa no valor de aproximadamente R$ 200,00 reais.

O motorista que perder 20 pontos na carteira em menos de um ano terá sua CNH cassada e suspensa. Para obter uma nova deve-se passar por um curso de reciclagem.

Para consultar quantos pontos você possui na carteira, basta acessar o site do DETRAN do Estado em que você mora. Segue abaixo alguns:

Departamento Estadual do Trânsito de São Paulo
Departamento Estadual do Trânsito do Rio de Janeiro
Departamento Estadual de Trânsito de Goiás
Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas
Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina

Depois que você encontrar o órgão ao qual sua CNH pertence, basta pesquisar os dados de multas do veículo pelo número do RENAVAM. Alguns sites pedem que seja feito um cadastramento antes da consulta do RENAVAM.

Como recorrer a multas de trânsito

Para recorrer a uma multa, procure o JARI.

Para recorrer a uma multa, procure o JARI.

Se você acha que levou alguma multa de trânsito sem razão legal, procure o JARI. As JARIS são órgãos que fazem parte do Sistema Nacional de Trânsito responsável pelo julgamento dos recursos que se interpõe a penalidades aplicadas aos condutores. Haverá junto a cada órgão um número de JARI necessário para julgar, sempre dentro de um prazo legal pré estabelecido (geralmente 30 dias), os recursos interpostos.

Seja prudente na hora de dirigir. Os radares de trânsito, os policiais rodoviários e militares tem a competência de aplicarem multas de trânsito.

Os radares aplicam multas de excesso de velocidade entre outros.

Os radares aplicam multas de excesso de velocidade entre outros.

Tenha consciência no trânsito para não obter tantas multas e ter sua CNH retirada de você.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas