Você está em: Clikaki »   Variedades » Curiosidades » Como são formadas as lágrimas?

Como são formadas as lágrimas?

Descubra

Apesar de parecerem simples, as lágrimas não são apenas gotas de águas, pois além de servir para demonstrar nossas emoções ela também nos ajuda a proteger nossos olhos.

O choro é uma das principais maneiras de expressar sentimentos.

A lágrima é muito mais que umas simples gota de água.

A lágrima não serve apenas para o choro, ela também ajuda a proteger e a hidratar os nosso olhos. Uma maneira de perceber isso é quando cai algum cisco nos nossos olhos, isso faz nossos com que eles comecem a lacrimejar, essa reação é uma tentativa do sistema lacrimal de limpar o olho. A lágrima é um líquido composto de água, sais minerais, proteínas e gordura, que é produzida por glândulas lacrimais – do sistema lacrimal – e têm função de lubrificar e limpar o olho.

Como as lágrimas são formadas

Uma lágrima é muito mais complexa do que aparenta ser. Sua fabricação é resultado do trabalho de glândulas diversas que produzem suas três camadas: lipídica, aquosa e mucina. A primeira tem função de impedir a evaporação precoce da lágrima e é produzida pelas glândulas de Meibornio, que estão localizadas nas pálpebras, próximas aos cílios.

Glândulas lacrimais

Glândulas lacrimais.

Produzida pela glândula lacrimal, a aquosa, é composta basicamente por água, mas também possui proteínas, eletrólitos, sais minerais e complexos imunológicos, além de oxigênio difundido. Sua função é lubrificar, nutrir, fornecer oxigênio e proteger toda a superfície externa do globo ocular contra micro-organismos.

Já a mucina é composta de glicoproteínas, produzida pelas células caliciformes, localizadas na conjuntiva e tem como principal função promover a aderência da lágrima à superfície do olho.

Curiosidade

Você já deve ter ouvido a famosa expressão popular “derramar lágrimas de crocodilo”, que é usada para dizer quando uma pessoa está chorando sem razão alguma ou fingindo. Fique sabendo que essa expressão surgiu de um facto real que acontece com os crocodilos. Quando um crocodilo se alimenta de alguma presa, ele engole-a sem mastigar, mas para que ele consiga tal façanha, é necessário abrir bastante a mandíbula, isso faz com que ela comprime a glândula lacrimal, localizada na base da órbita, o que faz com que os répteis lacrimejem.

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas