Você está em: Clikaki »   Variedades » Curiosidades » Como se faz uma prótese dentária

Como se faz uma prótese dentária

A prótese dentária consiste na implantação de um número limitado de dentes artificiais, e alguns casos de uma dentadura completa, com o objetivo de substituir as partes ausentes. A missão da prótese é facilitar a correta mastigação, assim como a de restaurar o aspecto normal dos lábios e do rosto.

Como se faz uma prótese dentária

A prótese dentária consiste na implantação de um número limitado de dentes artificiais, e alguns casos de uma dentadura completa, com o objetivo de substituir as partes ausentes. A Prótese Dentáriamissão da prótese é facilitar a correta mastigação, assim como a de restaurar o aspecto normal dos lábios e do rosto.

Antes de confeccionar a prótese, deve-se tirar um molde da boca do paciente, a partir do qual constrói-se uma maquete que serve de base para a elaboração da dentadura. Se existe alguma lesão nos tecidos bucais (como, por exemplo, a ferida que deixa uma extração) deve-se esperar que esta cicatrize.

A prótese pode ser parcial ou completa. A parcial supre a falta de alguma peça dentária, seja por ausência congênita (hipodontia) ou por extração. No caso de hipodontia, primeiro devem-se alinhar os dentes existentes através da ortodontia, para os dentes existentes através da ortodontia, para depois colocar a prótese. Esse tipo de prótese é formado por uma base onde são inseridos os dentes postiços e uma armação, que geralmente contém ganchos e firma-se sobre os dentes permanentes.

A prótese completa aplica-se nos casos de ausência total de dentes. Consiste num aparelho com palato para suprir a dentadura do maxilar inferior ou mandíbula. A prótese é colocada sobre a gengiva do paciente. Deve exercer a correta pressão para não causar lesão nos tecidos da base, e à retenção de restos de alimentos, nos casos de próteses parciais, e ter um bom fechamento para poder mastigar corretamente.

A pessoa que usa prótese tem que manter uma estrita higiene dental e, ainda que a prótese seja permanente, deve visitar com periodicidade o dentista, já que normalmente existe perda óssea ou movimento dos ossos das gengivas, o que obriga a modificar a prótese.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Comentários

luiz tauchert comentou:

informação de grande avalia, para quem pretende fazer o curso de prótese dentária.deveria ter mais cursos de qualificação ,visando novos protéticos principalmente nas cidades do interior, que é onde a parte técnica sofre carencia de qualificação.Na cidade onde moro existe 12 proteticos qualificados para uma população de 120 mil habitantes.( só que existem mais de 30 picaretas) ou seja profissionais não qualificados.alguem deveria dar mais atenção a isso. obrigadão….

Responder

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas