Você está em: Clikaki »   Variedades » Curiosidades » Como se forma a areia movediça

Como se forma a areia movediça

Areia gulosa

Será que a areia movediça consegue engolir uma pessoa por completo? Confira a resposta no artigo

Será que a areia movediça consegue engolir uma pessoa por completo? (Foto: Reprodução)

Será que a areia movediça consegue engolir uma pessoa por completo? (Foto: Reprodução)

A areia movediça é muito conhecida por suas aparições em filmes e jogos, ela é um fenômeno natural, mas ao contrário do que é mostrado nos filmes e jogos, ela não consegue engolir um ser humano totalmente. No norte do Brasil a areia movediça também é conhecida como areia gulosa ou areia engolideira.

Formação da areia movediça

A formação da areia movediça ocorre quando as finas e soltas partículas de areia entram em contato com um fluxo de água, essas partículas vazias acabam sendo preenchidos com água, causando assim um menor atrito ente eles, fazendo com que a areia comece a ficar parecida com um liquido. Ao fazer movimentos bruscos na areia movediça você começa a afundar devido a viscosidade dela, mas se você fizer movimentos lentos e tentar boiar, provavelmente você não irá afundar. Boiar na areia movediça é muito mais fácil que na água salgada, pois a densidade é muito maior.

Apesar da areia movediça não conseguir engolir uma pessoa inteira, ela pode sim fazer vitimas fatais, principalmente em praias que estão na época da maré alta, na qual uma pessoa pode ficar presa na areia movediça e morrer afogada.

Existe também a areia movediça seca, que apesar de ter sido considerada durante muito tempo apenas um mito do deserto, ela provou ser real após uma experiência realizada em laboratório por cientistas holandeses, a principal diferença entre os dois tipos de areia movediça é que uma é preenchida com água a outro com ar, apesar de ocorrerem do mesmo modo, a areia movediça seca é muito mais mortífera, pois ela faz com que as coisas afundarem mais rápido e também mais fundo.

 Onde pode ser encontrada?

A areia movediça está presente principalmente no norte do Brasil, ela também pode ser encontrada na beira de praias, margens de rios e lagos, pântanos e nascentes.

Na cidade Dois Córregos interior de São Paulo, é possível encontrar areia movediça na cabeceira de seus dois córregos Lageado e Fundo, na cidade esse local é conhecido como “barriga de porco”.

As mães na tentativa de deixar seus filhos longes da areia movediça contam a eles que muita gente já se “afogou” lá, mas não existe nenhum registro de morte no local.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas