Você está em: Clikaki »   Educação » Ciências » Como se forma o arco-íris

Como se forma o arco-íris

Natureza

No momento em que a luz branca do sol atravessa as gotas de água, ocorre o fenômeno da refração, onde as gotículas desviam a luminosidade formando as 7 cores básicas do arco-íris... Veja mais sobre o fenômeno do arco-íris e como ele é formado.

Arco-Íris

Como se forma o arco-íris

O arco-íris é um fenômeno de cores que embelezam os céus em todas as partes do mundo. Eles se formam a partir da luminosidade do sol assim que atravessam as gotículas de água.

No momento em que a luz branca do sol atravessa as gotas de água, ocorre o fenômeno da refração, onde as gotículas desviam a luminosidade formando as 7 cores básicas do arco-íris.

Um outro meio de se formar um arco-íris e entender a refração é utilizando um prisma. O prisma é um cristal transparente com muitos lados, quando colocado na direção da luz solar e atravessa um dos seus lados aparece claramente as cores do arco-íris, por causa do espectro solar.

Isaac Newton foi o primeiro homem a realizar a experiência do prisma no ano de 1665. Usando o um prisma triangular e a luz solar da janela de sua casa, o cientista realizou essa descoberta e ajudou a explicar como ocorre esse fenômeno.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas