Você está em: Clikaki »   Esportes » Como se joga tênis de mesa

Como se joga tênis de mesa

Regras

O tênis de mesa é um esporte democrático que qualquer um pode praticar. Ele exige concentração, atenção, foco, técnica e agilidade.

tenis-de-mesa

DIFERENTE DO QUE MUITAS pessoas imaginam, tênis de mesa é um tanto quanto diferente do ping-pong. Só para entender melhor, vamos fazer uma breve comparação: suponha que você coloque dois pares de chinelos na rua pra brincar de futebol, é uma pelada, mas não é uma partida de futebol de verdade. Da mesma forma, o tênis de mesa se difere do ping-pong, já que se têm regras muito mais elaboradas e o material de jogo também é diferente.

Como se joga tênis de mesa

A primeira coisa que se deve aprender para começar a praticar o tênis de mesa é a forma que você vai segurar a raquete. A mais de se adaptar é segurando a raquete como se estivesse segurando um lápis de escrever. O controle da força começa apenas encostando a raquete na bolinha, sem demasiada força, visto que ela pesa apenas 2.7 gramas um pouco de força a mais que você use já vai mandá-la para fora. Quando você for profissional, a força que a bolinha pode atingir numa devolução é de até 80 quilometrôs por hora!

O tênis de mesa ainda é pouco difundido no Brasil, apesar de ter tido um crescimento, 10 mil fedarados é muito pouco para um país tão grande quanto nosso. Na China, são pelo menos 10 milhões de federados.

É um esporte democrático que qualquer um pode participar. Exige concentração, atenção, foco, técnica e agilidade.

regras-tenis-de-mesa

Regras do Tênis de Mesa:

Mesa: A mesa tem de ter um comprimento de 2,74m, 1,525mm de largura e 76cm de altura. Com uma linha branca de 2 cm de largura em sua volta, podendo ser feita de qualquer material

Rede: A rede deve estar a 15,25 cm além dos lados da mesa e com 15,25 cm de altura, de cor escura e com parte superior branca.

Bola: Laranja ou branca e fosca, a bolinha deve ter 2,7g e 40mm de diâmetro. Deve ser feita de plástico ou celulóide.

Raquete: A raquete pode ser de qualquer tamanho, desde que o lado usado para bater na bola seja coberto com borracha com pinos pra fora e para dentro com 4mm de espessura. Sendo de duas cores, um lado preto e o outro vermelho vivo. Não é permitido usar o lado da madeira para bater na bolinha.

Jogo: O jogo vai até 11. Caso empate em 10 a 10, o vencedor será aquele que fizer 2 pontos consecutivos primeiro.

Obstrução: A partida é interrompida quando o saque bater na rede, o adversário não estiver preparado para rebater a bola, houver um erro de saque ou quando a assistência estiver fazendo muito barulho. Nessas ocasiões, os pontos não valem.

Ponto: O ponto só vale quando o atleta erra o saque, erra a devolução, toca na bola duas vezes consecutivas, bate com o lado da madeira na bola, movimenta a mesa do jogo, sua mão que não está segurando raquete toca a mesa durante a seqüência ou deixar que a bola pingue duas vezes consecutivas em seu campo.

Veja mais Regras Simplificadas do Tênis de Mesa no site oficial da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas