Você está em: Clikaki »   Esportes » Outros » Como se pratica o nado de costas

Como se pratica o nado de costas

Natação

O nado de costas é uma das modalidades mais complicadas para qualquer pessoa aprender a nadar, até mesmo para os profissionais.

Como se pratica o nado de costas

O nado de costas é uma das modalidades mais complicadas de se aprender. (Foto: Reprodução)

O nado de costas é uma das modalidades mais complicadas para qualquer pessoa aprender a nadar, até mesmo para os profissionais. Consiste em mover os braços como se fossem hélices, com a barriga pra cima, fora da água e movimento rápido das pernas.

Já que se está de costas para a piscina, o controle visual de quem pratica esse tipo de nado não existe, assim, fica dificil de se orientar entre as raias, especialmente quando se está completamente submerso na água.

Nesse tipo de natação, os movimentos das pernas são muitos importantes, inclusive, para um melhor desempenho, os joelhos devem ficar o tempo todo dentro da água. O batimento das pernas segue o padrão natural, na fórmula de seis batimentos para um ciclo de braçadas. Em relação ao movimento das pernas, se assemelha muito ao crawl, mas do modo invertido. Deixe os tornozelos relaxados, como um pé de bailarina.

Nado de costas

Os movimentos das pernas são muitos importantes, os joelhos sempre dentro da água (Foto: Reprodução)

Na modalidade aérea, os braços permanecem estendidos ao passo que é levantado sempre na linha do ombro. Normalmente, os técnicos dizem: “sai o dedão entra o dedinho”, para explicar o movimento giratório dos braços.

A respiração não chega a ser um problema visto que o rosto fica grande parte do tempo fora da água. Pode-se respirar normalmente, inspirando na recuperação de um braço e expirando na recuperação de outro.

Entre os grandes nadadores dessa modalidade está Harry Hebner, que venceu os cem metros nos Jogos Olímpicos de Estocolmo, em 1912. Além desse, também está o famoso recordista da modalidade nos 200 metros, Ryan Lochte, dos Estados Unidos.

Dicas do nado de costas por Gustavo Borges

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas