Você está em: Clikaki »   Saúde » Doenças » Como se prevenir da cárie

Como se prevenir da cárie

Saúde bucal

A cárie é uma das doenças dentárias mais comuns do mundo, e são fácies de ser detectadas e prevenidas, saiba como.

Dores agudas no dente é um dos sintomas da cárie.

Dores agudas no dente é um dos sintomas da cárie.

A cárie é uma doença dentária que afeta milhares de pessoas no mundo todo, ela causa a desmineralização de uma parte do dente. Os sintomas mais comuns são: dor aguda, inflamação, aumento da sensibilidade perante as comidas ou bebidas quentes ou frias e mau hálito, que se não tratada corretamente pode levar a perda do dente.

Evolução da cárie. (Imagem: Maxi_m / Shutterstock.com)

Evolução da cárie. (Imagem: Maxi_m / Shutterstock.com)

De acordo com um estudo publicado pela Revista de Saúde Pública e feito pela Universidade Federal de Santa Catarina afirma que 40% dos adolescentes brasileiros, entre 15 e 19 anos, perderam no mínimo um dente em toda a sua vida, e em 93% dos casos, a cárie foi a responsável. Devido à má higienização ou a ingestão em excesso de açúcares, as bactérias começam a se acumular na boca, causando uma alteração no pH da região – devido aos ácidos liberados por elas – provocando o surgimento de fissuras e buracos nos dentes.

Para não sofrer com a cárie, a melhor coisa a se fazer é se prevenir, felizmente isso é uma tarefa bem simples, basta tomar alguns cuidados básicos e você terá dentes saudáveis para o resto da sua vida. Conheça alguns cuidados básicos que lhe protegerão da cárie.

  1. Escove os dentes no mínimo duas vezes por dia. Além de te proteger contra a cárie a escovação irá prevenir você de vários outros problemas bucais. Procure também sempre utilizar o fio dental, pois ele é capaz de limpar lugares nos dentes onde a escova não chega.
  2. Faça uma limpeza bocal após comer qualquer alimento, principalmente na escovação noturna, quando as bactérias são mais ativas, pois a salivação que ajuda na limpeza é bem menos intensa.
  3. Evite alimentos que contém muito açúcar. Essa medida não trará benefícios apenas para os seus dentes, mas também para a sua saúde em geral, evitando doenças como a hipertensão e a diabetes.
  4. Procure se alimentar de alimentos ricos em fibras, como cenoura, maçã, pepino, rabanete e verduras em geral, pois eles aumenta a salivação e ajudar a diminuir a acidez da boca
  5. Visite o dentista pelo menos duas vezes ao ano para fazer limpeza da boca e aplicação de flúor.

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas