Você está em: Clikaki »   Saúde » Bem-Estar » Como se proteger contra o câncer de pele

Como se proteger contra o câncer de pele

Cuidados

Apesar de ser essencial para a vida de qualquer ser vivo na Terra, o sol pode causar danos irreversíveis na pele.

A pele é um dos órgãos mais sensíveis do corpo do humano, por isso é necessário tomar muito cuidado.

A pele é um dos órgãos mais sensíveis do corpo do humano, por isso é necessário tomar muito cuidado.

A exposição excessiva ao sol trás grandes danos a saúde e atualmente poucos percebem o verdadeiro risco de se passar muito tempo exposto à luz solar. Dentre todos os seus danos conhecemos uma das epidemias mais modernas do mundo: o câncer de pele. Saiba agora como você pode tomar medidas práticas para se proteger.

A pele é um dos órgãos mais sensíveis do nosso corpo e o seu grande inimigo em é o sol. Apesar do sol ser essencial para nossa vida, assim como para qualquer ser vivo da Terra, é necessário tomar cuidado com ele, e absorver somente a quantidade necessária.

O sol contém uma radiação ultravioleta muito forte que pode causar danos irreversíveis, uma de suas consequências é o envelhecimento precoce. Calcula-se que 63% da população com mais de 65 anos de idade contraem o câncer de pele, e ele é responsável por cerca de 7.000 mortes por ano.

Segundo dermatologistas o câncer de pele se manifesta mais rápido em pessoas de pele clara, já as pessoas com a pela mais escura possuem uma proteção maior, mas elas não estão imunes ao problema. Não pense também que se você estiver sempre bronzeado tem menor risco de contrair a doença, porque apesar do bronzeamento ser reação da pele para se proteger do sol, a pele também é danificada nesse processo e uma lesão após outra pode contrair o câncer de pele.

O que poucos sabem é que cerca de 50% dos cânceres de pele começam a aparecer a partir de pequenas manchas pigmentadas em partes superiores como costas e nádegas, e nas partes inferiores ela costuma se manifestar na região das pernas. O câncer de pele se não tratado rapidamente ele pode correr para a corrente sanguínea, e se espalhar por metástase levando a morte.

O protetor solar é essencial para prevenir o câncer de pele.

O protetor solar é essencial para prevenir o câncer de pele.

Em alguns o câncer de pele pode demorar mais de 15 anos para se desenvolver, por isso é importante detectá-lo desde no início. A boa noticia é que existem vários tipos de tratamento para o câncer de pele principalmente quando se é descoberto antes de se espalhar no corpo da pessoa, seu tratamento varia do tipo, tamanho e local, e ele pode ser curado através de excisão cirúrgica, radioterapia, entre outras opções. Mas o que pode ser feito a prevenção do câncer de pele?  Conheça algumas dicas que o ajudarão em fazer isso:

– Use sempre protetor solar que filtre tanto a radiação UVA quanto a UVB. Não deixe de usa-lo mesmo em dias nublados, afinal 90% dos raios ultravioletas atravessam as nuvens. Por isso não deixe de carregar o seu e use-o de três em três horas aplicando o protetor solar 30 minutos antes de se expor ao sol.  Não se esqueça de usar cremes após o banho para manter sua pele sempre hidratada.

– Use roupas que cubram seu corpo, óculos de sol e chapéus e evite ficar muito ao sol durante as horas em que ele é considerado mais forte.

– Faça exames de pele e de sangue a cada seis meses.

– Ensine seus filhos desde jovens a se protegerem do sol. (Crianças com menos de seis meses não devem passar protetor solar)

– Procure ter uma alimentação saudável, pois isso ajuda a reduzir muito o risco do câncer. Prefira grãos, cereais integrais, frutas, verduras e legumes.

– Faça no mínimo 30 minutos de atividades físicas por dia.

Cuide de você e evite o câncer de pele, sua saúde agradece!

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas