Como surgiram as máquinas fotográficas de 360º

Gostou? Seja +1!

Categoria: Curiosidades
Postado em:
Home » Curiosidades » Como surgiram as máquinas fotográficas de 360º





Paronama

Clique na imagem para vê-la em 360º

Estima-se que mais de 3,5 trilhões de fotos já foram tiradas em toda a história da humanidade. Esse número é uma crescente, visto que tirar foto já se tornou um hábito para as pessoas, principalmente àquelas que costumam usar da internet pra postar seus trabalhos. Dentre tantas imagens, estão também as fotos de 360º.

As máquinas fotográficas de 360º são capazes de fazer em apenas uma única fotografia panorâmica a imagem completa que está em torno do equipamento.

O inventor da máquina de 360º foi brasileiro fotógrafo de nome Sebastião Carvalho Leme. Acontece que certo dia, a trabalho, usando uma câmera fográfica Rolleiflex, ele precisava tirar as fotos de um prédio de um empresário que virava em três esquinas.

Paranorama-2

Clique na imagem para expandi-la (Foto: Wikipedia)

Assim, ele necessitaria de uma máquina de 360 graus para realizar o serviço. Como ele não tinha esse equipamento na época ele tirou 10 negativos, ampliando e montando as imagens até formar a imagem desejada.

Foi então que surgiu a ideia de num só negativo colocar a imagem de 360º.

Como ideia inicial, Leme pegou uma latinha de massa de tomate e instalou uma objetiva dentro dela. Com a mão ele fez girar a objetiva ao passo que as fotos eram tiradas num só negativo. Ao se revelarem as imagens, um tanto quanto borradas, se notou que era possível tirarem fotos de 360º!

Hoje as máquinas de fotografia estão muito mais avançadas e com algumas configurações ela já faz o trabalho todo. Grandes partes das câmeras atuais possibilitam a tirada de fotos em 360º o que varia é a qualidade das imagens.

Como fazer fotos em 360º

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes