Você está em: Clikaki »   Educação » História » Como surgiram as primeiras máquinas ferramenta

Como surgiram as primeiras máquinas ferramenta

Máquinário

As primeiras máquinas ferramentas surgiram com a necessidade do homem produzir várias ferramentas iguais em menos tempo.

O torno foi a primeira máquina ferramenta que os homens desenvolveram.

O torno foi a primeira máquina ferramenta que os homens desenvolveram.

NO INÍCIO, o ser humano tinha produzir a mão suas ferramentas mecânicas, o que era um trabalho demorado e um tanto quanto difícil de fazer. Foi então que decidiram construir máquinas para que pudessem criar suas ferramentas em menos tempo e com bem menos esforço. A primeira máquina ferramenta a ser inventada foi o torno.

O Torno

O torno foi uma invenção muito importante porque a partir dele foi possível criar todas as outras máquinas operatrizes que existem hoje em dia. O primeiro torno primitivo era um instrumento muito rudimentar e um tanto quanto dificil de ser operado. Eram presas duas hastes de madeira ao chão. O torneiro apoiava a ferramenta num outro suporte enquanto seu ajudante fazia a peça girar. Nada parecido com o vídeo acima, com os tornos mêcanicos automáticos que são previamente programados para fazer a peça.

A fresadora

Outra máquina ferramenta importante que surgiu na mesma época foi a fresadora. Da mesma forma que o torneamento, a fresadeira faz a remoção de material por meio de movimentos sincronizados. Mas na fresadora a peça fica fixa enquanto a ferramenta gira e faz o trabalho.

Por causa dessas duas primeiras máquinas ferramentas o homem se viu livre de um esforço físico terrível, agilizando a produção de peças para agricultura, para a fabricação de roupas, e até mesmo para a fabricação de armas de fogo. Até a Revolução Industrial, o desenvolvimento das máquinas se deve muito a descoberta da cerâmica.

Isso é algo muito interessante de se pensar: Todas aquelas máquinas modernas que a indústria usa hoje em dia começaram com métodos primitivos, mas o principio de como fazer ainda é praticamente o mesmo. Por exemplo: a técnica de afiar ferramentas de instrumento de corte e a técnica de polir metais faz parte da pré-história do homem.

No começo da história, o homem fazia a afiação, o molde e o polimento movimentando a peça enquanto a pedra de afiar ficava fixa, assim como nas fresadoras atuais. Cerca de 600 anos antes de Cristo, a usinagem passou a ser feita com uma pedra redonda e grossa, montada sobre um exio e movimentada por uma manivela, assim como no torno. Interessante não?

Mais máquinas surgiram

Outras maquina ferramentas como a furadeira já foram desenvolvidos pelos egípcios há muito tempo atrás. Tornear, afiar, polir, soldar, furar, serrar. Apesar de os materiais e as técnicas serem um pouco diferentes hoje em dia, o principio ainda é o mesmo.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas