Você está em: Clikaki »   Educação » Matemática » Como surgiram os logaritmos

Como surgiram os logaritmos

Equação

Na Europa, por volta do século XVII, surgiu uma maneira mais rápida de efetuar cálculos matemáticos. Como surgiu os logaritmos

logaritmo

Como surgiram os logaritmos

Na Europa, por volta do século XVII, surgiu uma maneira mais rápida de efetuar cálculos matemáticos. O matemático escocês John Napier, enquanto estudava novos meios fabricarem e inventar armas, descobriu, em 1614, os logaritmos.

Logaritmo é um numero (conhecido como base) elevado a uma determinada potência, que deve resultar em outro número. Qualquer número pode ser representado por meio de potências. Vamos supor: 100 é igual a 10ª.

Outra propriedade dos logaritmos é que o logaritmo de a multiplicado por b é igual ao logaritmo de a vezes o logaritmo de b. A descoberta dessa propriedade permitiu a simplificação das operações de multiplicação, especialmente às operações envolvendo números grandes. Com os logaritmos era possível transformar essas multiplicações em simples somas. A seguir, procura-se o resultado da soma numa tabela de antilogaritmos.

Em 1617, Napier inventou um método diferente de efetuar multiplicações. Criou um dispositivo conhecido como “Ossos de Napier”, formado por um conjunto de barras segmentadas, dispostas de tal maneira que os resultados de uma multiplicação eram obtidos somando-se os números de seções horizontais adjacentes.

Aula básica sobre logaritmos

Parte 1:

Parte 2:

Parte 3:

Parte 4:

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas