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Como ter mais fôlego durante a corrida

Sistema aeróbico

Alguns minutinhos de corrida e vamos parar um pouquinho porque estamos sem fôlego... Conheça dicas que irá ajudar no seu desempenho durante a corrida.

Homem correndo na praia

Correr alguns minutos não é difícil, difícil mesmo é se manter na corrida.

A primeira grande dica é aprimorar a prática de exercícios aeróbicos – exercícios contínuos, de longa duração, feitos com regularidade.

Afinal, de nada adianta ter pernas fortes e se ter um pulmão fraco. Se seu corpo possui características para ser um bom corredor, mas você tem uma capacidade respiratória limitada, pode ser que você até consiga correr bem nos primeiros minutos, mas não conseguirá ir tão longe.

Daí, no meio do caminho você tenha até que disparar aquela conhecida expressão: “Vamos parar, não aguento mais, estou sem fôlego!”.

Na verdade, você não está sem fôlego, você está cansado. A respiração funciona de forma automática, mas quando se está ofegante demais, seu organismo usará mais as forças dos seus músculos o que diminuirá bastante o seu desempenho e justamente por isso a força física acaba não tendo nenhuma boa relação com o sistema aeróbico.

Controle a respiração

Aprender a controlar a respiração durante a corrida também o ajudará a ir mais longe. Não deixe que sua respiração fique rápida demais, tente mantê-la no ritmo normal. Inspire e expire com calma. Use o nariz para inspirar e a boca para expirar, se você usar apenas a boca na respiração irá se sentir cansado em menor tempo. Inclusive, tente manter a respiração num compasso de tempo, como por exemplo, para cada três passos inspirando, três passos expirando. Dessa forma o ar irá passar melhor pelos seus pulmões que levará oxigênio através do sangue para todos os seus músculos te dando mais vigor físico. O yoga pode ajudá-lo a controlar melhor sua respiração e te ensinar a fazer a respiração diafragmática.

Só correr também não dá. Se você sentir dificuldades durante a corrida, dê uma pausa para caminhar… Quando se sentir confortável de novo, volte a correr. Aos poucos você vai diminuindo o tempo de caminhada e aumentando o tempo de corrida. É importante um acompanhamento de um profissional para definir suas metas.

Não pare!

Velho correndo

Idependente da idade, praticar exercícios físicos melhoram a saúde.

Mas, nunca deixe de praticar o exercício. Corra com regularidade, se possível 3 vezes na semana, não mais do que isso, afinal seu corpo precisa descansar.

Outros exercícios físicos também aumentarão sua performance. Que tal jogar um futebol no fim de semana ou quem sabe praticar natação? Principalmente os esportes contribuem em muito para aumentar a capacidade respiratória.

Se você é uma pessoa que fuma, é sedentária ou tem poucas oportunidades para fazer uma atividade física devido o trabalho, não saia acelerando o máximo. Comece com a caminhada, depois um trote leve, depois alguns poucos minutinhos de corrida. Ao invés de melhorar seu condicionamento físico, se você sair em disparada, pode trazer vários prejuízos a sua saúde.

Bons hábitos

O hábito de fumar tem de se deixado de lado se você quer conseguir correr um longo período. Cuide da sua saúde, tenha uma boa alimentação, pratique exercícios aeróbicos, isso é essencial para correr mais longe e viver por mais tempo também.

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